O que é um cientista de dados?


0
118 compartilhamentos

Nos últimos anos, a profissão do cientista de dados foi ganhando muito espaço, devido o aumento do número de startups e empresas de tecnologia. 

É uma área muito nova ainda no Brasil e pode ser um pouco desconhecida para muitos, mas é uma área promissora e que pode fazer a diferença nos negócios do mundo inteiro. 

Mas você sabe o que faz um profissional dessa área e qual o curso você deve fazer para se tornar um? 

A profissão de cientista de dados requer muito estudo, técnica e conhecimento. Por isso, é importante entender bem dela antes de escolhê-la para vida. 

Mas nós garantimos, é uma das profissões que estão em alta. 

Por isso, nós preparamos um guia com tudo sobre o cientista de dados e o que você precisa saber para se tornar um. 

Confira! 

O que faz um cientista de dados?

Primeiramente, é importante saber o que faz um cientista de dados. Esse profissional é responsável por coletar, gerenciar e transformar dados não-estruturados em modelos utilizáveis. 

Ou seja, ele vai transformar números e dados que se comunicam entre si em informações que gerem valor para uma empresa. 

Ele vai interpretar esses dados de forma eficiente, entregando informações de alto nível que vão determinar campanhas, idealização de produtos e muito mais. 

O cientista de dados é responsável por lidar com o big data, um grande massa de dados. Por isso, ele deve ter conhecimento das técnicas de inteligência artificial e inteligência de negócios e mercado. 

Além disso, é preciso ter um conhecimento em programação, estatística e análise de texto.

Assim, o cientista de dados vai coletar os dados, analisá-los e transformá-los em dados inteligíveis.

Isso significa que o profissional tem uma responsabilidade enorme no que faz, pois está com o controle de todos os dados de uma empresa e isso exige muito cuidado, inteligência e responsabilidade. 

Por isso, além de ser responsável por tudo isso, o cientista de dados deve estar atento às leis de proteção de dados para não envolver a empresa em problemas. 

Uma baita responsabilidade, não é mesmo? Mas os profissionais tiram de letra!

Quanto ganha um cientista de dados?

Uma das perguntas mais frequentes sobre a profissão é saber quanto o profissional ganha por mês, se o mercado de trabalho é atrativo. 

No caso da profissão de cientista de dados, estamos falando de uma profissão muito nova e que ainda não tem o número de profissionais suficientes para suprir a demanda das grandes empresas. 

A média salarial de um cientista de dados é R$6.144,00 mensais e o mercado está aberto para receber novos profissões da área. 

Como se tornar um cientista de dados?

Para se tornar um cientista de dados, você deve estudar bastante e fazer um curso de graduação de Estatística ou Ciência de Dados. Além disso, alguns programadores ou cientistas da computação podem migrar para essa profissão. 

É importante que o cientista de dados não esteja voltado apenas para números, ele deve ter a capacidade de entender os dados de forma humana, entendendo o consumidor e a realidade da empresa. 

Essa inteligência de mercado é essencial para um cientista de dados. 

Por isso, esse profissional deve sempre estar atento às tendências e estar sempre atualizado nos estudos. A graduação é apenas o início. 

Conheça o curso de Estatística e Ciências de Dados

Mas você sabe como funciona o curso de Estatística e Ciência de Dados? Nós vamos contar um pouquinho para você sobre ele. 

O curso de Bacharelado em Estatística e Ciência de Dados é um curso considerado da área de ciências exatas. 

Isso porque ele envolve matemática e ciências da computação como as principais bases do curso. 

Além disso, as disciplinas obrigatórias do curso de Estatística e Ciência de Dados envolvem conhecimentos em análise de dados, estatística, análise, probabilidade e muito mais. 

O curso fornece uma formação bastante atualizada e que vai deixar o profissional preparado para lidar com diversas situações. 

Além de todas essas disciplinas que falamos acima, o cientista de dados pode direcionar a sua formação em áreas voltadas para  o marketing, que é o que está bem em alta. 

O mercado de trabalho para um cientista de dados

Como falamos acima, o mercado de trabalho para um cientista de dados é bem amplo e carece de profissionais capacitados. 

O profissional capacitado em ciência de dados pode trabalhar em bancos, agências de publicidade, empresas de pesquisa e muito mais. 

Todas as empresas que recebem alta quantidade de dados, que tem um big data notável, devem ter um cientista de dados para tornar esses dados e números inteligíveis.

Empresas como Netflix tem uma capacidade enorme de análise de dados, onde elas entregam toda a sua comunicação baseada nessa transformação de dados brutos em dados inteligíveis. 

E é isso que o responsável pelos dados de uma empresa faz, contribui para fortalecer a comunicação dela, fortalecendo a marca e tornando o relacionamento com o cliente mais eficiente.  

Como você viu, o cientista de dados é um profissional essencial nos dias de hoje. Essa profissão tem se tornado cada vez mais importante. 

Isso porque a quantidade de dados está cada vez maior e as empresas precisam aprender a lidar com esses dados de maneira eficiente. 

Por isso, um cientista de dados é um profissional que o mercado precisa. E por ser uma profissão relativamente nova, ainda não possui um mercado muito competitivo. 

Se você se identifica com essas características desta profissão, é a escolha certa para você. Mas lembre-se que estudar e se dedicar é essencial para se destacar no mercado. 

Agora que você conhece um pouco mais do profissional da ciência de dados, você pode conhecer mais sobre outras profissões e cursos e entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho. 

Para isso, o nosso portal é ideal. Trazemos sempre as melhores notícias, artigos e conteúdos sobre cursos de graduação e mercado de trabalho. 

Além disso, você vai encontrar conteúdos e dicas sobre estudos, vestibulares e universidades. 

Fique ligado sempre em nossos conteúdos!

QUERO SER PRÓ!

Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
118 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
0
confuso
vixe vixe
0
vixe
haha haha
0
haha
nerd nerd
0
nerd
amei amei
0
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Anderson Cunha