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As diferenças e semelhanças na correção de redação do Enem e do vestibular 

Como você já sabe, o Enem apresenta competências para a correção de Redação, mas o que quer dizer exatamente cada uma dessas competências, e o que é esperado de você para que consiga tirar a nota máxima? Se você não está tão por dentro assim, fique tranquilo, vamos te esclarecer todos os itens. Quanto à redação do vestibular, os critérios mudam, cada universidade lança em edital o que é levado em conta na hora de corrigir a redação. Por isso, é muito importante que você leia o edital do vestibular para evitar surpresas.  

 

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Mas, como estamos aqui para facilitar a sua vida, vamos falar sobre os critérios da correção de redação do Enem e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para que você tenha um parâmetro entre as diferenças e semelhanças entre essas correções. Vamos lá? 

Para começar, é bom saber todos os itens que são levados em conta pelos corretores da Redação Enem. Segundo o Guia da redação Enem/ Inep-MEC 2018, espera-se que o aluno atenda aos seguintes pontos na sua redação: 

1. Compreensão da proposta de redação;
2. Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
3. Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
4. Defesa de um ponto de vista;
5. Adequação do texto à norma padrão;
6. Elaboração de propostas de intervenção. 

Agora, é bom que você esteja bem atento às 5 competências da correção de Redação Enem, pois é assim que o seu texto será avaliado. 

 

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Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.  

  • Nessa competência, é avaliado se o aluno tem domínio da escrita, das regras gramaticas, se consegue escrever um texto sem traços de oralidade, respeitando regras como pontuação, acentuação, entre outras. 

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.  

  • Para garantir 200 pontos nessa modalidade, o aluno deve trazer referências externas para o seu texto, como, por exemplo: um trecho de música, uma citação de um filósofo ou escritor famoso, relatar alguma reportagem lida. É importante não esquecer de citar a fonte e, claro, que esteja coerente com os demais argumentos do texto.  

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.  

  • Essa competência avalia se você consegue expressar suas opiniões de forma coerente com o argumento escolhido por você, bem como se você compreendeu de fato a proposta do tema de redação.  

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.  

  • Nesse aspecto vai ser avaliado se o texto está bem articulado e coeso, ou seja, se ele está alinhado do início ao fim, sem contradições ou com termos mal-empregados. 

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.  

  • Essa competência é muito importante, pois além de verificar se o aluno consegue desenvolver um raciocínio crítico sobre o tema da redação, espera-se no ENEM que o aluno consiga pensar formar de interver na questão abordada. Por isso, o aluno deve fechar o seu texto com uma proposta de intervenção que responda as perguntas “O que se pode fazer para resolver esse problema”, “Com colocar essa ideia em prática”, e “Quem é responsável para que isso aconteça”.  

 

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Correção de redação do vestibular da UFSC  

Bem, depois de termos falado bastante sobre a correção de redação do Enem, que tal falar sobre a correção de redação de um vestibular? Antes de prosseguirmos, reforçamos a importância de ler o edital do vestibular que você vai prestar. Ler o edital é uma das maneiras de realizar a prova com mais segurança e tranquilidade. Abaixo, separamos os critérios de avaliação da redação aplicados no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, em prova realizada pela COPERVE 

O primeiro ponto a se destacar é que não se trata de uma prova de redação, mas sim de produção textual. Assim, o aluno vai ser avaliado se consegue desenvolver textos em diferentes modalidades. Vale lembrar que, além da redação, o vestibular da UFSC exige questões dissertativas, o que já deixa bem claro que a capacidade de desenvolver ideias por escrito é um ponto de grande valor nesse vestibular.  

Quanto à proposta de redação, há um tema base, que o aluno deve relacionar ao seu texto. A prova costuma ter mais de um texto base, e de gêneros diferentes, como uma charge e uma reportagem, por exemplo. O aluno deve ir preparado para interpretar imagens, pois é comum cair textos visuais nesse vestibular.  

 

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O vestibulando deve treinar os mais variados gêneros textuais, pois, além da dissertação, pode ser cobrado conto, carta, notícia, entre outros. Independente do gênero solicitado, os candidatos devem demonstrar a capacidade de organizar ideias, estabelecer relações, fazer uso de dados e informações dos textos base para elaborar argumentos sobre o tema. 

É importante que o aluno esteja atento ao edital do vestibular e às obras literárias solicitadas para leitura obrigatória, pois pode acontecer de vir alguma proposta de redação relacionada as obras literárias.  

Se você estiver inseguro quanto à redação, o caminho mais fácil é seguir o modelo tradicional de uma dissertação argumentativa. Caso você tenha praticado diferentes modalidade de texto, que tal optar pela proposta mais autoral, como conto ou carta, por exemplo? É provável que seu texto ganhe destaque aos olhos dos corretores e você chegue a uma pontuação mais alta.  

 

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Fique atento! 

Nas duas provas, você deve ler muito bem o edital e a proposta de redação. Não pense que você está perdendo tempo lendo as instruções, elas são ferramentas importantes para que você elabore um bom texto. 

Dica de ouro: Depois de terminar a sua redação, deixe o seu texto descansando um pouquinho. É um bom momento para pedir ao fiscal de sala e ir ao banheiro, ou tomar uma água, pois, assim, você vai arejar um pouco sua mente. Quando retornar para sala, releia seu texto e confira se ele está coeso e coerente, você ficará mais confiante de ter entregue uma boa redação.  

Dadas as diretrizes, continue praticando sua escrita até a semana da prova, isso vai garantir que você esteja bem afiado e preparado para realizar um bom texto. Vá em frente, estamos com você! Para saber mais dicas sobre o Enem e o Vestibular, fique de olho no nosso blog! 

 

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