As 5 matérias de Português que mais caem no Enem

143 compartilhamentos, 5 pontos

matérias de Português que mais caem no Enem

Língua Portuguesa é a principal matéria da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias do Enem, com cerca de 63% das questões. Saiba quais são as matérias mais importantes de Português Enem a seguir, e veja exemplos de questões sobre os assuntos.

1. Interpretação de textos

Questões com interpretação de textos são presentes em todas as áreas do conhecimento na prova do Enem. Muitas vezes, o próprio enunciado de uma questão possui a informação necessária para você respondê-la. Outras vezes, o entendimento de gráficos, infográficos e figuras, em geral, é fundamental para a resposta. A compreensão e interpretação da linguagem não literal também é importante.

questao-interpretacao-portugues-enem

Questão de Português da prova do Enem 2009 com a interpretação de um gráfico. A questão aborda conhecimentos de Biologia, Matemática e interpretação de texto (Português).

Resposta: E) O consumo diário de cigarros e o número de casos de câncer de pulmão são grandezas que estão relacionadas, mas sem proporcionalidade.

2. Literatura

Para a questões do Enem de Literatura, conhecimentos sobre gêneros literários e escolas literárias (ex: romantismo, arcadismo, etc.) são úteis. Não existe uma lista de leitura obrigatória para o Enem, então a interpretação de textos literários é muito importante.

Português Enem - Questão de Literatura

Questão de Português sobre as características de gêneros de Literatura – Enem 2009

Resposta: D) Evidencia uma crítica à sociedade em que vivem os personagens, por meio de fluxo verbal contínuo de tom agressivo.

3. Gêneros textuais

Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura. Elas variam de acordo com a função social do texto. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo tem a função de convencer sobre um posicionamento. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Português Enem: Gêneros Textuais

Questão de Português sobre gênero textual híbrido – Enem 2009

Resposta: D) A necessidade de atingir públicos distintos se revela por meio da estratégia de disponibilização de informações empregada pelo emissor

4. Linguística

A Linguística é o estudo da Linguagem como ciência, estando ou não relacionada à norma culta da Língua Portuguesa. O Português do Brasil é um idioma rico em variedades. Vocabulários específicos e variantes linguísticas existem em cada grupo social e Estado do Brasil. A linguagem oral têm inúmeras variações em relação à norma culta da Língua Portuguesa. Elas fazem com que o discurso seja adequado a um público específico, e são um assunto importante para o Enem. Dentro de linguística, também estão os assuntos de morfologia, sintaxe e semântica.

Português Enem: Linguística

Questão de Português sobre variantes linguísticas – Enem 2010

C) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.

5. Gramática

A Gramática é a matéria de Português Enem que determina as regras para o uso da Língua Portuguesa. Em Gramática, estude quais são as classes de palavras, saiba identificar situações com ambiguidade e a relação entre os termos das frases e orações (sintaxe). É importante estudar orações coordenadas e orações subordinadas.

Português Enem: Questão de Gramática

Questão de Português sobre Gramática – Enem 2009