as-11-maiores-duvidas-sobre-a-escolha-do-curso-de-graduacao

As 11 maiores dúvidas sobre a escolha do curso de graduação

Convenhamos, o que não falta é dúvida na cabeça de um vestibulando, não é mesmo? O ano de prestar o vestibular costuma ser de difíceis decisões para os alunos. Além de ter que dar conta de uma rotina puxada de estudos, há toda expectativa frente ao mundo que está prestes a se abrir: o mundo universitário.

mollie breen idk GIF by Girl Starter

1) Eu tenho perfil para seguir essa profissão?

Nesse momento, você tem que ser bem franco consigo. Já imaginou se você escolhe cursar Medicina Veterinária, mas tem pavor em ver um animal sofrendo, a ponto de não conseguir agir profissionalmente? Pois bem, veja bem se você não está com uma visão romanceada da profissão que está escolhendo. Ser veterinário, por exemplo, vai além do amor por gatinhos e cãezinhos.

2) É para vida toda?

Se tem algo que nos dá medo é pensar que alguma decisão que tomaremos vai refletir por toda a nossa vida. E nem estamos falando de fazer ou não uma tatuagem, mas sim de uma profissão que, talvez, nos acompanhe pela vida afora. Mas não precisa se apavorar! Nada é tão fixo nos dias de hoje e sempre é possível (e viável) mudar de ideia. No entanto, tome cuidado para não iniciar vários cursos e não dar sequência a nenhum. Se você estiver sem saber qual curso escolher, busque um teste vocacional ou, até mesmo a ajuda de um profissional, como um psicólogo. Agora, se você só notar que não era bem o que você queria só na metade do caminho, não tenha medo, nem vergonha de começar um novo curso, provavelmente, você será mais feliz quando sentir que encontrou a carreira que quer seguir.

3) Ganharei dinheiro?

É bem difícil saber se ganharemos dinheiro com a profissão que escolhermos e, principalmente, quanto tempo vai demorar para vir esse dinheiro. Tudo vai depender do quanto nos dedicarmos em dado seguimento, do nicho de mercado em nossa cidade, da demanda de mercado para tal profissão, entre outros detalhes. Um caminho para conseguir esse retorno financeiro é se inserir o mais breve possível no mercado de trabalho de sua área de atuação, e como isso é possível? Fazendo estágios.

Xavier: Renegade Angel Money GIF

4) E se meus pais não aprovarem?

Muitos vestibulandos sentem em casa a cobrança dos pais para que escolham uma carreira de sucesso, ou para que sigam as mesmas carreiras que eles. Se esse for o seu caso, procure conversar com os seus pais, apresente os motivos que o fizeram escolher tal curso de graduação, as possibilidades de áreas que você poderá trabalhar, e o quanto você vai estar realizando ao seguir suas próprias escolhas.

5) Quanto tempo vai demorar para eu estar bem-sucedido?

Essa pergunta pode ter uma resposta bem parecida com a que falamos na questão “3”, dependendo do que você considerar bem-sucedido. Se você pensar em bem-sucedido como qualidade de vida, a resposta já pode ser um pouco diferente. Nesse caso, a carreira está muito mais relacionada as suas escolhas pessoais do que ao mercado de trabalho. Então, vai ser bem-sucedido de acordo com o seu empenho e suas escolhas.

6) É possível ganhar dinheiro fazendo só o que gosta?

Olha, fazendo só o que se gosta, é um pouco difícil. Pensa comigo, se você optar por trabalhar com artes, como ilustrações, por exemplo, você vai ter que pensar também na parte financeira, na logística de como vai ofertar seus desenhos, etc. É bem provável que, independente da profissão que você seguir, você tenha que realizar funções não tão agradáveis assim.

7) Vou, finalmente, estudar só o que gosto?

Desculpe se estamos dando algumas respostas desanimadoras, mas vamos ser francos: você vai estudar uma porção de coisas que não vai gostar. Isso porque cada curso de graduação abrange muitas áreas de conhecimento, e são raros os casos de quem se interessa por todas as possibilidades de áreas de atuação e de conteúdos que um curso oferece. Mas fique tranquilo, é natural que você tenha mais afinidade com alguns conteúdos a outros.

happy oh no GIF by The Rundown with Robin Thede

8) Terei prestígio social?

Muita gente escolhe a carreira pensando em ter um reconhecimento social. No entanto, essa não deveria ser sua maior preocupação. Pode parecer mero “blablabá”, mas fazer o que se gosta é muito mais gratificante e prazeroso do que ter prestígio social. Mas, se você realmente quer ter prestígio social, faça um estudo prévio de quais profissões estão em alta na sua região e qual curso te habilita para seguir essa carreira.

9) Como saber como vai ser minha vida profissional?

É bem comum escolher uma graduação a partir de uma vaga ideia que temos sobre ela. Por ter visto algum famoso com tal profissão, ou por algo que imaginamos ser de tal jeito. A forma mais fácil de você saber sobre o seu futuro profissional é conversando com pessoas que já seguem essa profissão e, claro, fazendo estágios profissionalizantes.

10) Qual a contribuição social da minha profissão?

Se você for engajado socialmente, pode estar se perguntando sobre como sua profissão pode contribuir para uma sociedade mais igual. Pesquise sobre esse tópico, caso não ache muita coisa especificamente sobre a profissão escolhida, pense sobre como você como cidadão pode contribuir para uma sociedade melhor.

11) A profissão que eu escolhi é condizente com a vida que pretendo ter?

Pode parecer uma pergunta boba, mas você deve refletir a respeito. Por exemplo, se você pretende morar na cidade ou no campo, ter uma rotina a pé, trabalhar em horário comercial ou alternativo, ter chefe ou ser empreendedor. Todas essas questões devem ser bem pensadas antes de escolher sua carreira.

image

Bastante coisa para levar em conta, né? Mas, fique tranquilo! Você está longe de ser a única pessoa a pensar sobre essas questões. O importante é que você reflita bem sobre qual carreira tem mais a ver com sua personalidade, aptidões e estilo de vida que pretende ter. Boa sorte!


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

Não gosto do meu curso de graduação! E agora?

Enem: o que estudar para passar no curso dos seus sonhos?

E se eu não passar no vestibular?

Como escolher um curso pré-vestibular?