9 dicas para manter-se motivado nos estudos


0

Os meses vão passando, as provas do ENEM e dos vestibulares se aproximam e o inevitável acontece: o cansaço bate forte. Mas calma! Depois de tanto preparo, agora não é o momento de se sentir desanimado, por isso, vamos te dar algumas dicas de motivação nos estudos que vão te ajudar na reta final. As dicas são simples e qualquer pessoa com um pouquinho de boa vontade consegue aplicá-las.

 

 

1- Estabeleça metas

Já ouviu aquele ditado: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve”? Pois é, essa é uma grande verdade. Quando não temos metas claras, qualquer resultado alcançado parece bom, mas não te traz felicidade e satisfação em longo prazo e pode ser até mesmo que você descubra que aquele resultado não é exatamente o que você queria para sua vida. Hoje mesmo, reserve um tempo para pensar (se já não pensou): qual curso eu desejo fazer? Em qual universidade? Por que esse curso e essa universidade? Coloque tudo isso no papel para facilitar a visualização.

 

 

2- Subdivida as metas

Quando pensamos no que queremos fazer na vida num prazo muito extenso de tempo, frequentemente sentimos certa ansiedade ao imaginarmos quantos passos ainda precisamos dar até chegarmos àquele ponto. E pode ter certeza, a ansiedade não traz nada de bom. Para facilitar o processo, é importante que você subdivida as metas,
estabelecendo ações menores, numa espécie de passo a passo, pensando quais etapas são essenciais para você chegar ao resultado desejado. Por exemplo, se sua meta for ser aprovado numa universidade pública para o curso de direito, o que você precisa fazer primeiramente? E depois? Qual é o nível de dificuldade da prova? Como a prova é estruturada? Quais disciplinas têm maior peso? Quebrando os objetivos em partes menores e definidas, conseguimos ter uma visão clara de tudo o que precisamos executar.

 

3 – Monitore o tempo gasto em redes sociais

Atualmente, é muito difícil encontrarmos alguém que não gaste alguns minutos (ou horas) diariamente se distraindo nas várias redes sociais disponíveis. É lógico que você não precisa se excluir digitalmente durante o processo de
preparação para as provas, mas analise cuidadosamente quanto tempo o Facebook, o Instagram e outros aplicativos ocupam do seu dia. Aplicativos gratuitos como Flipd e Forest (ambos disponíveis para os sistemas IOS e Android) podem te ajudar a saber ao certo quanto tempo tem sido gasto em frente ao celular. Tendo a informação sobre o tempo utilizado, você pode refletir: Será que não estou gastando mais tempo nas redes do que estudando? Qual atitude me aproxima mais de minhas metas: usar o celular por horas ou seguir meu cronograma de estudos?
Outra alternativa também é determinar um número exato de minutos ou horas a ser usado por dia na internet (sem contar o tempo de estudo) e ser fiel ao tempo que você escolheu.

 

4- Cuidado com as distrações

Você começa a estudar e em menos de cinco minutos seu celular toca te avisando sobre as notificações do WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger, Twitter, YouTube e outros aplicativos. Imediatamente, você deixa de fazer o que
estava fazendo para ler as mensagens, respondê-las, assistir aos vídeos etc. Sabe o que isso causa: perda de foco e menor absorção das informações, o que faz com que você leia o mesmo trecho uma, duas, três, quatro vezes sem conseguir compreender o essencial.
Se o celular não está sendo usado para pesquisas, deixe-o longe de você ou virado ao contrário, com a tela para baixo. E no silencioso! O aprendizado exige atenção para que se fixe em nossa mente e isso não acontecerá se você se interromper a cada cinco minutos.

 

 

5- Não procrastine

Procrastinar nada mais é do que aquela desculpa que nós adoramos dar a nós: “hoje estou com preguiça, amanhã estudo o conteúdo de hoje e de amanhã”. O outro dia chega e o que acontece? Matéria acumulada e mais preguiça.
Veja bem, o cronograma de estudos existe por um motivo muito simples: facilitar a organização de forma que o processo de preparação seja possível de ser executado, sem excessos nem faltas. Se você arrasta o conteúdo de um dia para o outro, inevitavelmente você terá mais dificuldades no momento dos estudos, pois precisará de mais esforço, paciência e disposição. Há alguns momentos na vida em que precisamos ser rígidos conosco, esse é um
deles, siga seu cronograma sem atrasos. Lembre-se de que quanto mais fiel você for ao seu tempo de preparo, melhores serão seus resultados ao final.

 

 

 

6- Organize seu dia

Cada pessoa tem uma forma bastante particular de organizar suas tarefas ao longo do dia. Escolha aquela que mais tem a ver com você. Pode ser uma agenda escrita à mão, bilhetes afixados em algum lugar, agenda online com notificações de hora em hora, enfim, opções não faltam. Analise dentre as possibilidades a qual delas você melhor se adapta e crie esse hábito diariamente. Na noite anterior, já defina tudo o que será feito no próximo dia, em que horário e com qual duração.
Ah, não se esqueça de reservar momentos de descanso, alimentação e lazer, isso é fundamental para o bem-estar pessoal.

 

7- Escreva suas metas num cartaz
É super normal que na fase pré-vestibular a gente sinta que as coisas estão difíceis demais. Todos já passamos ou vamos passar por isso. E é nesse momento que você precisa parar, respirar e se lembrar do porquê você está
fazendo esse processo. É aqui que o cartaz de metas entra. Cada vez que você se sentir cansado demais, olhe pra ele, lembre-se aonde você quer chegar, releia suas metas e pense que essa é apenas uma fase necessária para que você alcance o que deseja.

 

8- Converse com outras pessoas na mesma situação
É tão bom saber que não estamos sozinhos no mundo, não é mesmo? Por isso, converse com pessoas que estão passando pela mesma situação que você. Podem ser colegas de classe, familiares ou mesmo grupos em redes sociais. Você vai se sentir compreendido e apoiado, o que aumenta nossa coragem de seguir em frente. Não se esqueça de também oferecer apoio às pessoas, pois todos merecem ser ajudados.

 

9- Premie-se
Conseguiu organizar e cumprir seu cronograma pontualmente e eficazmente? Então se premie. Escolha uma recompensa como sinal de que você venceu mais uma pequena etapa. As recompensas também ajudam a dar aquela levantada no ânimo, o que é sempre muito bom para nós.

 

E você, quais dicas ou técnicas tem para estar sempre motivado? Divide com a gente por aqui. Vamos adorar saber.

 

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win