9 assuntos de química que mais caem no ENEM

Selecionamos os 9 assuntos de química mais cobrados na prova do Enem!

Se você já fica com dor de cabeça só de pensar em estudar Química para o Enem, calma, não precisa sofrer por isso. A equipe do Pró Universidade pesquisou os 9 assuntos de química que mais caem no exame mais importante do país, para te dar aquela força nos estudos dessa disciplina tão temida pelos alunos. Fique com a gente!

Imagem relacionada

 

1) Estequiometria

Esse nome meio esquisito é o tópico da Química que estuda Produto e Reagente. No cálculo estequiométrico, reagentes e produtos são grandezas proporcionais. Assim, muitos exercícios podem ser resolvidos por uma regra de três. Estude grandezas químicas como mol, conversão de unidades de medida, e Lei dos Gases Ideais. Você vai ver que os cálculos são simples, e que, muitas vezes, o que nos pega é a interpretação de texto do enunciado da questão. Por isso, não marque bobeira: leia a prova com atenção.

 

2) Termoquímica

Fique esperto! Quando o assunto é Termoquímica, o aluno precisa entender que toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz,  calor ou eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.

 

3) Radioatividade

Esse assunto costuma ser recorrente e não está entre os mais complicados, então, não perca ponto de bobeira. Saiba na ponta da língua os principais tipos de radiação (alfa, beta e gama), e suas características específicas. Fusão e fissão nuclear são temas recorrentes, assim como o cálculo do tempo de meia-vida de um elemento radioativo. Não esqueça de observar as situações do nosso dia a dia em que a radioatividade se faz presente, como na radiografia e na esterilização de materiais, por exemplo.

 

4) Oxidação e Redução

Um dos temas base quando se estuda Química é a Oxidação e a Redução, que são processos contrários e que ocorrem simultaneamente em uma reação química em que há transferência de elétrons. Em linhas gerais, podemos dizer que a oxidação acontece quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. Enquanto isso, a redução é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox. O exemplo mais clássico é o das pilhas, pois elas funcionam graças a reações espontâneas de oxidorredução.

 

5) Equilíbrios químicos

Você não pode esquecer que o equilíbrio químico existe em reações químicas reversíveis, ou seja, que podem ocorrer no sentido direto e no sentido inverso. O equilíbrio químico é chamado de equilíbrio dinâmico porque a reação continua acontecendo, mas a velocidade da reação direta e da reação inversa é a mesma. É importante estudar, também, equações de equilíbrio químico e constante de ionização.

 

6) pH

Aqui está um dos tópicos que você pode facilmente se sair bem. As questões envolvendo pH não costumam ser das mais difíceis. É só você ter em mente a tradicional escala de pH (meio é neutro quando pH = 7, ácido quando pH 7). Também é importante saber as definições de ácidos e bases de Arrhenius, de Bronsted-Lowry e de Lewis.

 

7) Química orgânica

Muito difícil não cair uma questão de química orgânica no Enem e no vestibular. Isso por que, os compostos orgânicos são facilmente encontrados em diversas situações do dia a dia como, por exemplo: em objetos de plástico, fibras de tecidos, frutas, combustíveis, sabonetes e bebidas alcoólicas. Viu só? Nem precisamos falar muito sobre o porquê desse tema ser recorrente, né? Essa dica você já sabe, mas nunca é demais reforçar: para reconhecer uma molécula orgânica, basta observar se ela está composta pelos seguintes elementos: hidrogênio (H) e carbono (C).

 

8) Estudo de moléculas

Nesse tópico, o aluno é convidado a observar as estruturas de moléculas, principalmente moléculas orgânicas, levando em conta o como interagem com um meio – geralmente o meio aquoso, ou seja, na interação com a água. Mais uma vez o enunciado faz toda a diferença, pois o aluno deve estar atento as condições em que dada molécula está envolta.

 

9) Meio ambiental

Esse tema está sempre em voga e pode envolver assuntos estudados em Química, Geografia ou Biologia. Na prova de química, preste bastante atenção a questões que falem sobre as reações químicas de chuva ácida, destruição da camada de ozônio (O3), poluição da água e lixo (radioatividade, reciclagem, compostos biodegradáveis, e outros).

 

Pensando bem, é muita coisa para estudar, né? Mas se você deixar a preguiça de lado e seguir a risca sua rotina de estudos, sabemos que você vai conseguir vencer essa etapa! Química é uma disciplina difícil para muitos alunos, então, se você se dedicar, é nela que pode estar seu diferencial para conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Vai valer a pena o esforço!

Leia também:

Os 8 assuntos de física que mais caem no Enem 

7 assuntos de biologia que mais caem no ENEM

6 assuntos de matemática que mais caem no Enem


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!