9 assuntos de história que mais caem no ENEM 

Separamos os 9 assuntos de história que mais caem no ENEM!

Chegou a hora de falarmos dessa disciplina indispensável para quem quer tirar nota máxima no ENEM: História! É muito importante ficar de olho nos principais tópicos dessa matéria, pois eles estão diretamente relacionados a assuntos ainda em voga em nossa sociedade. Não é por acaso que alguns temas, como Ditadura Militar e Revolução Industrial, aparecem com tanta frequência nas provas. Esses assuntos possuem ligação com nossa estrutura política, com o modo como agimos em sociedade, e com nossos hábitos. Por isso, separamos os 9 assuntos de história que mais caem no ENEM. Se eu fosse você, ficaria bem ligado em cada um desses tópicos e separaria um tempinho para dar uma atenção especial a eles, enquanto estuda as matérias de humanas 

 

1) Ditadura Militar 

Ditadura Militar é, sem dúvidas, um dos assuntos mais recorrentes no Enem e nos vestibulares. A Ditadura Militar é o período histórico marcado por de governos autoritários, iniciado com o golpe de 1964, indo até 1985. Durante esses duros anos, a população brasileira sofreu com as características autoritárias, repressoras e nada democráticas desse tipo de governo: AI-5, perseguição política, censura, torturas e milhares de assassinatos (a mando do governo). Também podemos destacar as Diretas Já, movimento feito pela população, que ganhou as ruas do país e que reivindicava eleições diretas.    

Confira uma videoaula completa sobre a Ditadura Militar!

Imagem relacionada

 

2) Era Vargas 

Muito difícil falarmos de História do Brasil sem mencionar Getúlio Vargas. A Era Vargas compreende os anos de 1930 até 1945. No contexto internacional nos deparamos com a Crise de 1929 e com a Revolução de 1930, que contribuíram para o fim da República Velha, aquela da Política do Café com Leite.  Foi dado o início a esse importante período marcado por muitas mudanças econômicas, sociais e pela promulgação de uma nova constituição. Entre as características marcantes dos governos Vargas podemos destacar o Populismo. Vargas foi quem implementou as Leis Trabalhistas, em voga nos dias de hoje por conta da proposta de reforma nas Leis Trabalhista. 

 

3) República Oligárquica 

Por enquanto, nada de muita novidade, não é mesmo? Mas agora vamos a um tópico que os alunos costumam esquecer, ou deixar um pouco de lado, a República Oligárquica, que vai de 1894 até 1930. Não lembrou do que se trata? Nós refrescamos a sua memória: a República Velha divide-se em República da Espada e República Oligárquica, também chamada de República Café com Leite. Nesse momento, o poder era alternado entre políticos paulistas (cafeeiros) e mineiros (produtores de leite). O café e o leite eram os produtos que comandavam a economia do Brasil, por isso acabou por ter essa forte influência e atuação no campo político.  

 

4) Brasil Colônia 

Resultado de imagem para brasil colonia

Muita atenção para esse assunto! O Brasil Colônia é todo o período histórico em que o nosso país se encontrava como colônia de Portugal. O colonialismo é um tema ainda muito forte, e no caso do Brasil foi marcado por acontecimentos como:  o ataque aos indígenas, economias do açúcar e do ouro, e a escravidão. Vale a pena destacar que esse tema está em voga por causa se questões tais como a da Visibilidade Negra, da luta pela igualdada do negro em nossa sociedade.  

Videoaulas:

Os primeiros passos da colonização no Brasil

Principais atividades econômicas da colônia

 

5) Revoluções Industriais 

Sim, o mundo já passou por algumas Revoluções Industriais. A primeira foi lá no século 18, e iniciou na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, na época muito utilizada na produção têxtil. Para nós pode parecer esquisito que uma máquina a vapor tenha sido uma grande revolução tecnológica, mas foi. Tudo que revolucionou as técnicas de produção dizem respeito a Revolução Industrial. A segunda revolução industrial está relacionada com a automatização (e robotização) dos processos de produção.  Já a Terceira Revolução Industrial se caracteriza pelo avanço técnico-científico e pela globalização.  

 

6) Grécia Antiga 

Você já deve ter ouvido falar que a Grécia é o berço da cultura Ocidental, certo? É por isso que a história da Grécia Antiga se faz presente em questões relacionadas a História, Filosofia e Sociologia. Além de a cidade de Atenas ser referência por ser aonde nasceu a Democracia, a civilização grega desenvolveu o esporte, a educação, a matemática, a astronomia, as artes e inúmeros outros elementos que estão presentes na nossa sociedade. Já se convenceu de que se trata de um assunto relevante? Então não esqueça de grifar bem esse tópico quando estiver estudando.  

Assista a uma videoaula sobre a Grécia!

 

7) Segunda Guerra Mundial 

A Segunda Guerra Mundial pode soar como um acontecimento histórico de longa data para quem nasceu nos anos 2000. No entanto, trata-se de um acontecimento histórico ainda palpável. Nossos avós vivenciaram esse período e ainda guardam tristes memórias sobre ele. O pior é que o ideário fascista continua a nos assombrar ainda hoje. Basta lembrarmos de acontecimentos recentes como a passeata neonazista realizada em Virgínia, no EUA, em 2017. Por isso, quando estudar sobre a Segunda Guerra Mundial, busque saber quais movimentos (e ataques) andam ocorrendo em nossa sociedade que seguem os passos dos mesmos motivos que culminaram em guerra.

Resultado de imagem para segunda guerra mundial

8)  Missões jesuíticas 

Como sabemos, os povos indígenas sofreram diversos massacres dos colonizados, os portugueses. Umas das formas que os índios sofreram esses massacres foi com a Missões Jesuíticas, que buscavam catequizar os indígenas de acordo com o catolicismo. As missões eram administradas por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. É um assunto muito cobrado nas provas do Enem, principalmente os seus efeitos nas tribos indígenas, pois, como hoje é nítido, essas missões desconsideravam por completo a cultura e a crença desses povos nativos.  

 

9) Reforma Protestante 

Embora os 500 anos da Reforma Protestante tenha sido em 2017, esse tema continua em alta, pois marca renovação da Igreja, por esse movimento liderado por Martinho Lutero. A reforma protestante foi responsável pela criação de várias igrejas, sendo que todas elas se declararam fora da autoridade do Papa, uma das mais tradicionais é a Igreja Luterana.  

 

Agora fica o lembrete para que você estude cada um desses temas mencionados acima. Certamente, você não vai se arrepender de ter dedicado seu tempo para compreender um pouco melhor esses fatos históricos tão importantes e tão presentes em nossa sociedade atual. Não esqueça de relacionar esses conteúdos com acontecimentos recentes, pois o ENEM sempre relaciona os assuntos vistos nas disciplinas com o que estamos vivenciando no momento, fique atento!

LEIA TAMBÉM:

Não gosto de exatas, e agora?

6 assuntos de matemática que mais caem no ENEM!

8 assuntos de física que mais caem no ENEM!


Quer assistir a videoaulas inéditas? Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma online!

QUERO SER PRÓ!