7 dicas para não zerar a redação do ENEM

Separamos algumas dicas para você não errar na redação do ENEM!

É sempre bom ficar atento aos critérios para não zerar a Redação Enem. As dicas de hoje, também, servem para você ficar esperto quanto a itens que os alunos pecam e acabam perdendo muitos pontos. Para isso não acontecer com você, leia atentamente cada item e capriche na hora de escrever!

1. Fuga ao tema
    Parece bobagem, mas infelizmente esse problema é mais comum do que se imagina. Para não correr esse risco, atente-se aos textos motivadores disponíveis na prova. Sua redação deve estar relacionada ao tema desses textos. Quando alguém foge ao tema, a redação é anulada, já que a compreensão da proposta de redação é uma das competências exigidas pelo Enem.
  2. Não atender à estrutura do texto dissertativo-argumentativo
    Não tente inovar quanto ao formato de texto, nem se confunda com os tipos textuais exigidos nos vestibulares. O texto do ENEM exige uma estrutura específica. A Redação deve ser escrita em prosa, ou seja, em linhas contínuas e parágrafos. Outro ponto importante é o tipo textual: dissertativo-argumentativo. Não escrever texto narrativo, poema ou outro tipo textual que não o pedido na prova.
  3. Texto muito curto
    O aluno que escrever um texto com até sete linhas terá sua redação anulada, pois não cumpriu o mínimo de linhas exigidas. Nesse caso, o texto não é corrigido. Isso acontece, pois é entendido que o aluno tem dificuldade de “pensar por escrito”, requisito básico começar uma vida como estudante universitário.
  4. Textos que contenham impropérios (símbolos, desenhos, entre outros.)
    Não esqueça: a folha de redação do ENEM não pode apresentar nenhuma identificação. Não coloque seu nome, não faça símbolos, nem desenhos, tampouco escreva ofensas a alguém.
  5. Desrespeitar aos direitos humanos
    Não esqueça que a prova do ENEM busca estimular o pensamento crítico do aluno. No entanto, os Direitos Humanos devem ser considerados, ou seja, o aluno deve respeitar a identidade de cada um e as diferenças entre raças, sexos, cultura, etc. Vale ressaltar que se o aluno desrespeitar um desses itens terá sua redação anulada.
  6. Trechos da redação desconexos ao tema
    Esse item veta que alunos escrevam trechos desconexos à redação, como receitas de bolo, recadinhos para os corretores, entre outros.
  7. Redação em branco
    Esse item é inquestionável. O aluno não tem como ser avaliado se deixar a redação em branco, portanto, vai zerar neste aspecto.

Mais alguns lembretes, que você já deve estar cansado de ouvir, mas que não custa reforçar:

1) Compreensão da proposta de redação;
2) Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
3) Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
4) Defesa de um ponto de vista;
5) Adequação do texto à norma padrão;
6) Elaboração de propostas de intervenção.

Não esqueça! Você vai ser avaliado por esses critérios, então fique atento para não perder ponto por besteira. Estamos aqui para te dar todo o apoio para que você tire aquele notão na Redação Enem, boa sorte!

O ENEM está chegando! Prepare-se conosco e garanta sua vaga na universidade!