7 assuntos de geografia que mais caem no ENEM

Separamos os assuntos de geografia mais cobrados na prova do ENEM!

Aí está uma disciplina que apresenta uma abordagem diferente entre os vestibulares e o ENEM. Geralmente, os vestibulares costumam trazer questões regionais sobre geografia. Por exemplo, um vestibulando que vai prestar prova para a UnB, em Brasília, deve estar atento as características do cerrado, ao clima típico do Planalto Central, etc. Claro, é indispensável que todos os alunos do Ensino Médio, independente de onde more, tenha uma boa noção dos variados climas e relevos de nosso país. No entanto, no ENEM os tópicos da Geografia Geral são os mais relevantes, pois ele propõe entender fenômenos geográficos em diferentes contextos e paisagens. Pareceu um pouco vago? Calma, vamos falar sobre os 7 assuntos de geografia que mais caem no ENEM. Não vá marcar bobeira, fique ligado em cada um deles.

Imagem relacionada

 

1) Questões ambientais

Se o Enem gosta de questões multidisciplinares, a prova de geografia torna-se um terreno muito fértil para essa proposta. Vale lembrar que a geografia relaciona fenômenos físicos, bióticos, socioeconômicos, bem como os impactos ambientais. Deve-se partir do princípio que a geografia estuda a Terra como um sistema.

Essa disciplina sempre vai pensar as ações que nós humanos fazemos e como elas impactam em nossa sociedade e no meio ambiente. Um exemplo fácil é pensarmos os problemas ambientais decorrentes dos nossos padrões de consumo. Se há um consumo exacerbado, há uma produção exacerbada. O impacto vai desde o modo de produção (dejetos industriais, por exemplo), ao aumento de lixo. Você já reparou quanto de plástico e de papel é utilizado em embalagens que vão ser descartadas sem nenhum proveito? Se você separar todo o lixo que produz no tempo de uma semana, tenho certeza que vai se assustar em saber que sozinho pode produzir uma quantidade tão grande de lixo. Se você fizer esse exercício, observe quanto lixo poderia ser evitado se não utilizássemos tantas embalagens, tanto plástico e tanto papel.

Resultado de imagem para lixo poluição

Confira aulas do Pró Universidade sobre poluição e aquecimento global:

 

2) Agropecuária

Já dizia Bela Gil: “Comer é um ato político”. E o que ela quer dizer com essa frase? É super importante sabermos a procedência dos alimentos que chegam a nossa mesa. Não só pelo fato da agropecuária corresponder a uma grande fatia da economia brasileira. Esse tema envolve outros aspectos, como monoculturas, utilização de químicos e agrotóxicos, exportação, entre outros tópicos. Ou seja, vai desde o modo de produção a qualidade dos produtos que chegam a nossa mesa.

Alguns tópicos são indispensáveis para quem vai prestar o Enem, tenha bem claro em sua mente os seguintes conceitos: latifúndio, minifúndio, cultivos permanentes, sistemas intensivos e extensivos, monocultura, policultura etc. Entre as questões recorrentes, costumamos encontrar uma que aborde sobre a concentração de terras em nossa país, e o predomínio do latifúndio e da exportação em detrimento dos pequenos produtores e da produção local e aos conflitos por posse de terra.

 

3) Fases do capitalismo

Como não falar do Capitalismo, não é mesmo? Esse sistema que por si só gera tanta polêmica. Você já se perguntou como o Capitalismo aparece na prova de Geografia? Pois bem, geralmente, ele está relacionado a temas como a indústria, o comércio e até mesmo abordagens históricas, como os efeitos da Guerra Fria, por exemplo, e como ela influenciou a economia, e como o poder dos Estados Unidos e da antiga União Soviética afetaram a sociedade do século XX.

 

4) Urbanização

Para quem é dos grandes centros urbanos, aí está um tópico que facilmente você visualiza em seu dia-a-dia. As questões do Enem que tratam sobre Urbanização costumam falar sobre os problemas das cidades. Por exemplo, crescimento desordenado, a gentrificação e problemas relacionados ao transporte, habitação e desemprego.

A cidade grande ainda funciona como um fator de sedução. Ainda é muito comum que a população do interior do país e das regiões rurais verem na cidade grande a grande possibilidade de mudar de vida (supondo que seja para melhor). Isso acontece pela falta de oportunidade que as pessoas do campo têm para estudar, trabalhar, entre outros sonhos e desejos almejados.

Resultado de imagem para gentrificação sao paulo

Confira uma videoaula sobre o crescimento desordenado das cidades:

 

5) Indústria

Que o Brasil teve uma industrialização tardia, já sabemos. No entanto, hoje em dia ela está entre os manda chuva da economia nacional. Esse tópico está bem relacionado a questões históricas, pois o Enem aborda as diferentes fases de industrialização, desde a Revolução Industrial a indústria de hoje em dia, sempre levando em conta os aspectos econômicos e sociais nas diferentes regiões do mundo.

Aqui também entra os tão falados modelos de produção como taylorismo, fordismo, toyotismo e volvismo.

 

6) Migrações

Outro tópico importantíssimo e que implica diretamente em nosso contexto atual, principalmente, pela imigração de refugiados como, por exemplo, os haitianos, é a Migração. Saber as condições que esses povos resolvem migrar para o Brasil, como eles são recebidos (tanto pelas políticas de imigração, quanto por nós brasileiros), bem como as condições que esses imigrantes conseguem sobreviver por aqui estão entre os tópicos indispensáveis em suas leituras.

Resultado de imagem para imigração haitianos

Vale lembrar que as migrações tratam dos movimentos urbanos que acontecem nos mais variados contextos e no mundo todo. Para começar os estudos desse tema, o aluno deve saber distinguir imigração de emigração. Além do mais, é indispensável saber interpretar mapas, gráficos e conhecer as diferenças entre os movimentos migratórios, como pendular, sazonal e êxodo rural, bem como os impactos desses movimentos.

 

7) Comércio

Esse tópico tem uma relação direta a outro tema já citado aqui, o capitalismo. Nesse tema o aluno deve se ater as relações comerciais entre diferentes países ou regiões, e, claro, aos impactos na economia mundial. O aluno não pode descuidar de tópicos relevantes que implicam em nossa economia atualmente, como os fenômenos do capitalismo a partir da segunda metade do século XX, a exemplo da formação de blocos econômicos, a globalização da economia e os efeitos de escolas de pensamento. Não basta apenas estudar os aspectos globais, é muito importante pensar em como se efetua a economia em nosso país. Temas como a balança comercial do Brasil, exportações e parcerias com outras partes do mundo não podem ficar de fora da sua lista de estudos. Esse tema também pode ser acompanhado nos noticiários de economia, fique atento.

 

Bem, além desses assuntos, se você quer mandar bem mesmo no Enem, é bom prestar atenção nos temas abordados pela Geografia Física como: geologia, relevo, hidrografia e população. O bacana dessa disciplina é que a vivenciamos a todo instante. Ela está completamente presente no nosso dia a dia, pois estuda todos os aspectos que nos compõe quanto sociedade. Espero que você se delicie estudando geografia, e a perceba com tanta riqueza quanto ela por si só sugere.

 

Leia mais:

9 assuntos de história que mais caem no ENEM 

7 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2018

7 dicas para estudar matérias de humanas

Não gosto de exatas, e agora? 


Você já conhece o cursinho online do Pró Universidade? Faça o cadastro gratuitamente agora!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “7 assuntos de geografia que mais caem no ENEM

Os comentários estão fechados.