7 assuntos de biologia que mais caem no ENEM

Separe a caneta marca texto, pois separamos os assuntos de biologia que mais caem no ENEM!

Resultado de imagem para biologia

Vamos falar sobre os 7 assuntos de biologia que mais caem no Enem, então, não deixe de destacá-los em sua planilha de estudos e dar toda aquela atenção a eles! Você vai perceber que alguns conteúdos demandam um cuidado especial, por exemplo: Fisiologia Animal e Genética. Outros fazem parte do nosso dia a dia, são mais fáceis de serem assimilados, como é o caso de Ecologia. Independente do tópico, aproveite essas dicas para ficar bem afiado para o Enem.

1) Genética

Tem gente que já fica nervoso só de ouvir falar em Genética. Esse assunto está sempre em alta, pois uma das grandes missões dos cientistas é estudar o nosso DNA. No DNA está a explicação de muitas doenças, bem como pode estar a chave para a cura delas. Por isso, essa extensa dedicação a esses estudos. Vai se familiarizando com a Lei de Mendel, síntese proteica e bases nitrogenadas para mandar bem na hora da prova.

2) Microbiologia

Você se lembra das primeiras aulas de biologia (ou de ciências) em que o professor nos levava ao laboratório da escola para vermos microrganismos no microscópio? Pois bem, aí está a Microbiologia: Bactérias, fungos e protozoários. Um dos tópicos mais recorrentes é sobre vírus. Fique ligado nas doenças que são transmitidas por vírus, como gripe, febre amarela, dengue e AIDS. Além de ser um tema de biologia, é um tema de saúde pública, ainda mais com as novas epidemias e aumento de casos dessas doenças. Atente-se!

Resultado de imagem para microbiologia

Confira as videoaulas:

3) Ecologia

Se você acredita em “assuntos que estão na moda”, aposte, pois Ecologia é um deles. Só nas últimas 3 provas caíram 14 questões de Ecologia, dá para acreditar? Entre os tópicos, podemos destacar: poluição da água, utilização dos agrotóxicos, efeito estufa, pactos ambientais, cadeias alimentares e fluxos de energia.

4) Fisiologia animal

Aqui o bicho pega! Se você não tem familiaridade com a bicharada, preste atenção! A dica é criar esquemas sobre o que diferencia uma espécie de outra, ou um reino de outro. As perguntas são as mais variadas possíveis desde de hormônios, sistema circulatório e sistema digestório. Vale a pena criar um painel com essas informações e soltar sua imaginação e criatividade, utilizando diferentes cores e fazendo pequenos desenhos para referência.

Dica: Confira os pins do Pró Universidade no Pinterest!

5) Citologia

Como você já deve saber, na Citologia dedica-se a estudar as células. Entre os temas mais recorrentes em vestibulares e no Enem estão: respiração celular, fermentação alcoólica, e célula tronco. Citologia é um dos temas base de Biologia e, geralmente, é visto logo no início do ano, então, não se esqueça de revisá-lo ao longo do ano, pois corre o risco de esquecer.

Imagem relacionada

Confira a videoaula:

6) Botânica

A Botânica estuda as plantas. Os tópicos mais abordados vão desde fotossíntese a diferenças entre raízes dicotiledônea e monocotiledônea. Como é um tópico com muitas nomenclaturas, vale a pena fazer planilhas e esquemas. Seria interessante fazer um pequeno desenho para memorizar visualmente os principais exemplos de cada classe de plantas.

7) Fisiologia Humana

Nem precisa explicar o porquê desse tema ser importante. Estudar a Fisiologia Humana implica desde a estudar todos os sistemas do corpo humana, como o sistema respiratório e o sistema nervoso, bem como nossa anatomia e a fisiologia. Entra nesse tópico estudos como reprodução, gestação, e métodos anticonceptivos. Esse tópico é muito fácil de se relacionar com questões do cotidiano, outra característica marcante do Enem.

Confira a videoaula:

Biologia, se dúvidas, é uma disciplina que pode mudar a decoração do seu quarto. Já pensou? Se você se dedicar a criar esquemas e tabelas, pode coloca-los no mural de seu quarto. Certamente, vai lhe ajudar a memorizar tantos detalhes importantes. Para ficar por dentro de todos os tópicos que vão cair no Enem, confira os outros posts do nosso blog. Além de prepararmos conteúdos exclusivos sobre cada área do conhecimento que cai no Enem, você encontra dicas que vão te ajudar na rotina de estudos. Vale a pena conferir! Dicas de como memorizar conteúdos, músicas que ajudam na concentração na hora dos estudos, como funciona o método de correção do Enem, estão entre os temas que você já encontra por aqui. Que tal dar uma conferida? Conte com a gente, estamos com você até na hora das provas!