7 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2018

Listamos os assuntos mais quentes do momento para você ficar de olho!

Você já se perguntou quais os assuntos de Atualidades são os mais prováveis de cair no Enem e no Vestibular em 2018? Apostamos que a sua resposta é sim! E quem não fica curioso para saber quais são os temas mais relevantes e até mesmo um possível tema de Redação? Por isso, vamos destacar os 7 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2018. Além disso, vamos citar alguns assuntos correlatos, pois nem sempre os temas aparecem de cara, mas servem de inspiração para outros tópicos importantes, confira!

 

1) Crise política no Brasil

Esse tema não é surpresa para ninguém. Afinal, faz 2 anos que acompanhamos pela televisão uma verdadeira novela sobre a crise política em nosso país.  Tivemos o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e, sem falar, é claro, da Operação Lava-Jato, que denunciou um esquema de pagamento de propina, envolvendo grandes empresas e partidos políticos. Resumindo: O Brasil vive o momento de maior instabilidade política e econômica da sua história recente.

Resultado de imagem para dilma impeachment

Assunto correlato: Ausência de representatividade: com essa reviravolta no cenário político surge um sentimento de insegurança. Em quem podemos confiar como nossos representantes políticos? Qual candidato merece o nosso voto?

 

2) Previdência social

 A polêmica é forte! O Congresso Nacional está discutindo sobre a reforma na Previdência Social que, segundo ele, poderia ser uma forma amenizar a atual crise econômica. Isso se deve ao fato de algumas pessoas acreditarem que a Previdência Social –  que é um direito que todo cidadão contribuinte tem de receber aposentadoria pelo Governo Federal de acordo com sua contribuição –  seja visto como um problema, por gerar muitos custos para a máquina pública. Entretanto, vale ressaltar que só desfruta da Previdência Social quem contribuiu por um longo período de sua vida para, a partir do momento em que está aposentado, continue recebendo um valor proporcional a sua contribuição para continuar levando sua vida dignamente.

Imagem relacionada

Assunto correlato: Envelhecimento da população brasileira.  De fato, estamos vivendo mais, porém ainda não conseguimos garantir um envelhecimento com qualidade de vida. O que poderia ser feito para solucionar essa questão?

 

3) O Estado Islâmico e a Síria

Muita gente tem dificuldade para entender essas questões que se passam no Oriente Médio. Se você também é uma dessas pessoas, é bom ficar ligado! Não é por acaso que esse tema está sempre nos noticiários internacionais: o Estado Islâmico é considerado uma das maiores forças terroristas da atualidade. Recentemente a guerra contra a Síria chocou o mundo, bem como outros atentados terroristas que já ocorreram pela Europa.

Resultado de imagem para siria

Assunto correlato: Conflitos religiosos: até que ponto uma crença pode influenciar em decisões políticas?

Entenda melhor a Guerra na Síria!

 

4) Racismo no Brasil e no mundo

Recentemente, aconteceram alguns casos de racismo que tiveram grande repercussão. Como foi o caso sofrido pela pequena Titi, filha do casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Internautas fizeram ofensas a criança nas redes sociais pelo fato dela ser negra. Como sabemos, não se trata de um caso isolado. Negras e negros sofrem racismo a todo instante, os casos ocorridos com famosos são apenas exemplos que ganham a mídia, mas o racismo está em todo o lugar e não deve ser silenciado. Devemos discutir o racismo, o porquê de ele existir e, principalmente, lutar contra ele.

Resultado de imagem para racismo titi

Assunto correlato: Uma história feita por brancos. Você já deve ter percebido como a cultura e a representatividade negra é apagada em nossa história. Estamos em um momento em que temos que pensar sobre qual lado dela está sendo contado. A história não é uma só e nunca tem só um lado. Revê-la pensando-a por outras perspectivas, como a dos negros ou como a das mulheres, é urgente e emergente.

 

5) Estatuto do Desarmamento

O Estatuto do Desarmamento é uma lei, que foi sancionada pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2003. A lei fala sobre o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no Brasil. No entanto, a polêmica feita é sobre a questão de a população não poder ter o porte de armas, enquanto os criminosos a usam indiscriminadamente (ilegalmente, é claro). O que faz com que a maioria da população seja contra ao porte de armas é o fato de que algo que tira vidas não pode ser garantia de segurança para ninguém. Vale lembrar que muitos acidentes fatais ocorrem pelo porte ilegal de arma.

Na época, em 2005, foi feito um referendo para que a população se manifestasse contra ou a favor ao porte de arma. A maioria foi contra ao porte de armas.

Assunto correlato: O assunto ganhou novo fôlego com as declarações do deputado Jair Bolsonaro, um dos possíveis candidatos à presidência, que se diz favorável ao porte de armas.

Resultado de imagem para jair bolsonaro armas

 

6) Coreia do Norte

A Coreia do Norte é tida como o país mais fechado do mundo, quando o assunto é relações internacionais e diplomacia.  Desde que Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos, a tensão política entre os dois países voltou a estar em evidência.

Resultado de imagem para coreia do norte

Que tal dar uma olhadinha nessa matéria da BBC para entender melhor o assunto?

 

7) Privacidade na internet

Esse assunto não é exatamente uma novidade. Como a forma de se comunicar e de trocar dados via internet muda (ou ganha uma nova ferramenta, ou novo modo de fazer) a todo instante, fica difícil regulamentar o que é permitido ou não de se fazer online. Um caso que se popularizou foi quando a Justiça brasileira tentou várias vezes bloquear o aplicativo de conversas WhatsApp, isso aconteceu no ano de 2016. A justificativa era que a empresa não teria liberado uma troca de mensagens que poderiam se tornar provas contra culpados de algum crime. Nessa onda, abre-se a discussão para a suposta “terra sem lei” em que, em muitos casos, se tornou a internet.

Assunto correlato: Brasil o país que mais utiliza WhatsApp no mundo. A preferência por uma comunicação sem contato pessoal.

 

Fique ligado!

Não deixe para dar uma olhadinha nos sites de notícias na véspera da prova. Inclua o tópico Atualidades em sua rotina de estudos, você só tem a ganhar com isso.  Outro assunto que você não pode descuidar é Direitos Humanos. Sim, todos os assuntos tratados pelo Enem têm sua base nos Direitos Humanos, é bom você estar por dentro, principalmente na hora de escrever a Redação. Vamos refrescar sua memória.

Direitos Humanos

Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, Diretos Humanos: “são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. ”. Pode parecer básico, porém, nem sempre o aluno tem claro esse conceito e esquece de mensurar suas ideias pautado nesses direitos. Para saber mais, recomendamos uma visitinha ao site da ONU.

 

Muita calma nessa hora

Ficou preocupado com a quantidade de assuntos a serem pensados para o Enem? Relaxa! Se você já está se preocupando com os principais assuntos de atualidades para o Enem, é sinal de que você já está antenado e se preparando para as provas. Vá em frente, estamos como você!

 

Quer saber mais sobre os assuntos que podem cair na redação do ENEM? Confira o BLOG do REDAÇÃO ONLINE, parceiros do Pró Universidade!

Leia mais:

Quantas redações devo escrever por semana?

Como é feita a correção da redação do ENEM?

7 dicas para não zerar a redação do ENEM!


Você sabia que em nossa plataforma online é possível enviar redações e recebê-las corrigidas? E o melhor de tudo: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!