6 meses para o ENEM: Dicas para organizar seus estudos desde já!

Pode parecer que ainda falta uma eternidade para o Enem, mas, para conseguir um bom resultado, é fundamental que você esteja se preparando desde já. Por isso, é bom de organizar sua rotina de estudos desde já! Confira as dicas abaixo, elas vão te ajudar a chegar no Enem com tudo!

Planejamento

Tudo começa com um bom planejamento. Faça um quadro com seus horários semanais. Coloque todas as suas atividades fixas. No tempo livre, separe horários específicos para estudar cada disciplina. Isso vai fazer com que você não deixe nenhum tópico de lado.

Equilíbrio

Para conseguir chegar com toda energia na prova do Enem, é importante que você esteja com corpo e mente em equilíbrio. Por isso, separe um tempo para fazer alguma atividade que você gosta, exercício físico ou alguma atividade de expressão artística – pintura ou dança, por exemplo – são boas opções.

Apoio psicológico

Se você se sente inseguro e/ou ansioso com o Enem, procure trabalhar suas emoções. O apoio de um psicólogo ou orientador pedagógico pode te ajudar e muito! Não tenho vergonha de pedir ajuda, troque uma ideia com seus familiares e amigos mais próximos, vai te fazer bem poder contar com o apoio de quem é importante para você.

Redação

Redação corresponde a 200 pontos na prova do Enem. Muitos alunos têm medo e preguiça de fazer redação. Por isso, se você pretende um curso muito concorrido, aqui está a oportunidade de você ter o seu diferencial. Não conte com a sorte, dedique-se a praticar a escrita da redação. É a prática da escrita que vai fazer com que você tenha um bom desempenho na hora da prova.

Atualidades

Estar por dentro do que está acontecendo com o Brasil e com o mundo é fundamental para quem vai fazer as provas do Enem. Por isso, não esqueça de incluir em seu plano de estudos o item “atualidades”. Dedique-se a esse tópico da mesma forma que você se dedica para as demais disciplinas.

Se você ainda não conseguiu se dedicar com força total para o Enem, não se desespere! Reformule seus hábitos, reflita o que você pode mudar em sua rotina para conseguir focar suas energias para tirar aquele notão no Enem. Gostou das nossas dicas? O blog do Pró-Floripa está cheio de dicas para te ajudar nesse percurso. Força, estamos com você!

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal

19 filmes e séries para estudar para o vestibular