6-assuntos-de-sociologia-mais-cobrados-no-enem

6 assuntos de sociologia mais cobrados no ENEM 

Assim como os conteúdos de Filosofia, a Sociologia nem sempre está entre as prioridades dos alunos, na hora de estudar para o Enem. No entanto, é claro que essa disciplina é de extrema importância, principalmente, para quem quer garantir aquele notão. Sociologia é uma matéria que aparece relacionada a conteúdos das mais variadas áreas e, até mesmo, na Redação. Se você não sabe nem por onde começar a estudar Sociologia para o Enem, fique tranquilo. Confira agora os 6 temas de sociologia mais cobrados no ENEM 

Logo de cara, vale lembrar que a Sociologia se dedica a estudar o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, bem como os fenômenos sociais. Viu só? Se o Enem é uma prova de caráter multidisciplinar e que busca relacionar os conteúdos escolares com situações que vivenciamos no nosso dia a dia, não resta dúvidas que Sociologia é parte integrante dessa prova.  

 

episode 1 GIF by RuPaul's Drag Race

 

Sociologia Temática 

Que diachos seria Sociologia Temática? Pois bem, esse tópico aborda conteúdos relacionados à cultura como, por exemplo, patrimônio cultural. Patrimônio cultural engloba manifestações populares, cultos, tradições que demonstra uma importância histórica e cultural de uma região, país, localidade ou comunidade. Outro tema que pode aparecer é Trabalho. Você precisa estar atento aos modelos de produção e o surgimento de classes sociais, levando em conta as transformações políticas, culturais e econômicas da nossa sociedade, em virtude dessas transformações sociais.   

Fique atento a temas relacionados especificamente ao nosso país, como a formação do povo e da identidade brasileira. Nomes como Darcy Ribeiro, Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre estão entre os mais referenciados para esse tópico.  

 

Diversidade Cultural e Estratificação Social 

Esse é um tópico bem recorrente no Enem, por isso, não marque bobeira! Inclua em sua rotina de estudos uma boa revisão sobre a cultura indígena, a cultura europeia e a cultura africana. Perceba que se trata de culturas diferentes, e que não devemos legitimar uma como certa. Observe como essas culturas estão presentes em nossas vidas. O Enem pode trazer uma questão que aborde as diferenças entre uma cultura e outra, bem como a influência midiática por uma Indústria Cultural, ou como, por vezes, nos apropriamos indevidamente de uma cultura. Visitar a Floresta Amazônica e tirar uma foto com um cocar na cabeça está longe de ser uma forma de valorizar o povo indígena, reflita.  

Resultado de imagem para indios

 

Teorias Sociológicas 

Esse tópico pode assustar por parecer um tanto abstrato, mas aqui está uma boa pedida para um tema de Redação. Isso porque, as Teorias Sociológicas propõem uma reflexão sobre um dado tema (ou sintoma) social. Formação de identidade, comportamento nas redes sociais, individualidade versus coletividade, relações líquidas (efêmeras), entre outros temas que demandem um pensamento crítico a respeito.  

 

Poder, Estado e Política 

Nesse tópico tem alguns conceitos que são chave, então papel e caneta na mão, tome nota, não deixe de estudar sobre o conceito cidadania de e conhecer os direitos – civis, políticos, sociais e, claro, os Direitos Humanos. Além disso, estude também sobre o conceito de democracia (é um tema bem em voga em nosso país, principalmente por conta do golpe político que vivemos em 2016, fique esperto!).  

 

Movimentos Sociais 

Quando você for estudar os movimentos sociais, procure compreender o porquê desses movimentos terem sido criados e o porquê de eles persistirem e resistirem. Você não pode deixar de ler sobre: movimento agrário, movimento negro, movimento LGBT, movimento ambientalista e movimento feminista.  

 

Trabalho e Produção 

Grandes chances de cair alguma questão no Enem envolvendo o processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa. Lógico, vale sempre fazer um paralelo em como esses fenômenos (industrialização, ascensão do capitalismo, etc.) se deram aqui no país e quais as consequências disso.  

 

Dica de ouro: Independentemente do tópico de Sociologia que você for estudar, não esqueça o Enem costuma abordar os períodos de transição entre um fenômeno social e outro. Ou seja, o que ocasionou tal mudança social, e o que aconteceu depois dessa mudança. Em resumo, não basta decorar temos, você precisa compreende-los, bem como desenvolver um raciocínio crítico sobre eles.  

 

bo burnham what GIF

 

Gostou das dicas desse post? Que saber mais sobre o Enem e sobre o vestibular? Explore um pouco mais o nosso blog, tenho certeza que você vai encontrar a dica certa para os seus estudos. É só acessar: https://prouniversidade.com.br/aulasonline/blog/. Até o próximo post.

 

Leia também:

7 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2018

7 dicas para estudar matérias de humanas

9 assuntos de história que mais caem no ENEM 

Não gosto de exatas, e agora?


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “6 assuntos de sociologia mais cobrados no ENEM 

Os comentários estão fechados.