redacao-do-enem-dicas-nota-maxima-pro-floripa

5 dicas para você tirar a nota máxima na redação do Enem 

Aposto que você quer saber como tirar 1000 na redação do Enem, não é mesmo? Eu sabia! Pois bem, que tal dar uma olhada nas dicas que a equipe Pró Universidade preparou para você? Claro, é muito importante que você esteja praticando sua escrita desde já, mas nós vamos te dar aquela forcinha para ir com tudo para a redação do Enem. Não há motivos para ter medo, veja só como é possível mandar bem na prova!

 

lets go GIF by 99 Percent

 

Dica 1: Leia muito antes da redação do Enem

Você já deve estar cansado de ouvir falar que para escrever bem é preciso ler bastante. Porém, o que tenho para te dizer é que leitura é fundamental mesmo! E sim, você já lê bastante, porém, em boa parte trata-se de leituras fragmentadas, em apostilas ou em sites pela internet.

Para aperfeiçoar a escrita, é importante que você leia textos mais densos. Obras literárias, revistas semanais, entre outros periódicos que oferecem textos mais elaborados são boas opções. Além disso, é bom pesquisar as propostas que já caíram na redação do Enem nos anos anteriores. Veja como o Enem traz os assuntos, o estilo de textos de apoio, e, até mesmo, exemplos de redações que tiraram a nota 1000.  

Dica 2: Atualize-se

Atualidades é um dos tópicos mais importantes para quem vai fazer as provas do Enem, e para a Redação do Enem isso não é diferente.  Esteja por dentro dos assuntos mais recorrentes na mídia. Acesse diariamente os principais portais de notícias e fique de olho nos temas das capas de revistas semanais.

O Enem é voltado a questões relacionadas a sociedade, propondo que se faça uma reflexão sobre determinado assunto e que se faça uma proposta de como solucionar esse problema. Por causa disso, é bem provável que o tema da Redação do Enem envolva esses aspectos. Esteja atento à isso!  

Dica 3: Pratique para a redação do Enem

Ao menos uma vez por semana, dedique-se a escrever sobre um assunto que esteja em voga. Vale, também, escolher um dos temas que já caíram nas provas do Enem nos anos anteriores. Assim você já fica familiarizado com o estilo e com os temas que costumam cair na Redação do Enem.

Dica 4: Tenha autocrítica

É importante revisar a sua redação. No início, pode parecer difícil. Uma dica é deixar a redação de lado por algumas horas e ler novamente com atenção depois. Assim, você vai perceber se ela está de acordo com a ideia que você queria expressar. Além disso, você ainda vai conseguir arrumar um acento ou uma vírgula que tenham passado batido. 

 

angry issa rae GIF

 

Dica 5: Reescreva

Que tal pegar as redações que você já entregou no colégio, ver as observações que a professora fez e tentar reescrever de acordo com essas orientações? Com certeza, ao fazer isso, você vai conseguir ver em que casos você costuma errar e eliminar esses problemas de seu texto. 

 

Dica de ouro: Correção da Redação do Enem 

Nada melhor que saber o que vai ser avaliado para saber como conduzir a sua redação, por isso, vamos relembrar as cinco competências que o Enem utiliza como diretriz para avaliar a Redação. Vale a pena anotar e fazer a auto avaliação de seus textos tendo elas por base:  

 

happy jennifer aniston GIF

 

  • Competência 1: Essa competência avalia se o aluno apresenta domínio da escrita formal da língua portuguesa. Vai ser avaliado, nesse quesito da Redação do Enem, se o aluno apresenta erros graves de desvio de norma culta, se consegue escrever um texto sem traços de oralidade, respeitando regras como pontuação, acentuação, entre outras. 

 

  • Competência 2: Essa competência avalia se o aluno compreendeu a proposta de redação e se consegue aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Para garantir 200 pontos nessa modalidade, o aluno deve trazer referências externas para o seu texto, como, por exemplo: um trecho de música, uma citação de um filósofo ou escritor famoso, relatar alguma reportagem lida. É importante não esquecer de citar a fonte e, claro, que esteja coerente com os demais argumentos do texto. 

 

  • Competência 3: Essa competência avalia se você consegue expressar suas opiniões de forma coerente com o argumento escolhido por você, bem como se você compreendeu de fato a proposta do tema da Redação do Enem. Nesse quesito, é avaliado se o aluno apresenta um texto bem articulado e se ele consegue selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 

 

  • Competência 4: Aqui é verificado se o aluno demonstra conhecimento de mecanismos linguísticos necessários para construir uma boa argumentação, ou seja, os velhos e bons elementos de coesão e coerência. Nesse sentido, será verificado se o texto está alinhado do início ao fim, sem contradições ou com termos mal-empregados.

 

  • Competência 5: Esse quesito observa se o aluno elaborou uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Essa competência é muito importante, pois além de verificar se o aluno consegue desenvolver um raciocínio crítico sobre o tema da redação do Enem, espera-se que o aluno consiga pensar uma forma de intervir na questão abordada. Por isso, o aluno deve fechar o seu texto com uma proposta de intervenção que responda à perguntas como: “O que se pode fazer para resolver esse problema?”, “Com colocar essa ideia em prática?” e “Quem é responsável para que isso aconteça?”. 

 

O segredo é praticar a escrita, corrigir a sua própria redação e ter senso crítico. Se possível, busque orientação com um professo de Redação ou monitor da disciplina. Escrever pode ser cansativo, mas você só vai estar afiado para a redação do Enem se praticar. Deixe a preguiça de lado! Já estamos na reta final para o Enem e, por isso, é hora de se dedicar com força total. Vamos lá!  

 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Leia também:

Contagem regressiva Enem: o que você não pode deixar de fora do plano de estudos

O que você precisa estudar de Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Enem

Como um cursinho com simulados online pode ajudar você no Enem?

Quais são as maiores tentações do vestibulando?