5 dicas para aprender inglês sozinho para o ENEM

É essencial estar com o inglês afiado na hora de fazer o ENEM! Por isso, separamos dicas para você estudar esta disciplina sozinho, sem complicações!

 

Nem todo mundo tem a chance de participar de um cursinho de inglês, não é mesmo? Por isso, pensamos em um post com dicas e sugestões para que você possa estudar inglês sozinho. Não adianta, para aprender uma língua você precisa ter contato com o idioma. Assim como foi nosso contato com a língua portuguesa, demoramos anos para ter um completo domínio da nossa língua materna e, ainda assim, cometemos vários deslizes. Então, com o inglês não vai ser diferente. Você até pode ter uma facilidade para aprender, mas não vai ser de uma hora para outra que você estará fluente. Não desanime! É preciso encarar o desafio!

Além disso, não adianta nada ficar postergando o contato com o a língua inglesa. Se você conseguiu viver até hoje sem saber falar inglês, provavelmente o cenário vai ser diferente na Universidade e, até mesmo, em um futuro emprego. Muitos cursos utilizam termos e conteúdos em inglês, e se você não estiver por dentro, pode acabar ficando para trás. Por isso, confira nossas 5 dicas para aprender inglês sozinho!

Imagem relacionada

De um jeito prático e direto, sugerimos que:

1) Tenha contato com o inglês: Seja ouvindo música, vendo séries, assistindo à filmes, lendo sites internacionais, entre outras possibilidades. Entrar em contato com o idioma é primordial. Antes de sermos falantes do português, éramos ouvintes do português, ou seja, mesmo que você ache que não vai entender muita coisa, você vai estar estimulando que o seu cérebro para que se familiarize com o idioma.

2) Procure materiais didáticos: Tanto faz se você prefere material impresso ou online. Se você fizer uma breve pesquisa na internet ou em uma biblioteca, vai encontrar uma série de conteúdos: gramáticas, apostilas, exercícios. Esse método é ótimo para os mais autodidatas. Como sugestão deixamos esses dois sites: englishexperts.com.br e bomingles.com.br.

3) Videoaulas: Você pode buscar videoaulas de inglês no youtube. É uma ótima opção para quem vai começar do zero, tirar dúvidas ou revisar conteúdos. Abaixo separamos 5 canais com perfis bem diferente, que sabe você encontra m que seja a sua cara e começa a estudar agora mesmo!

4) Aplicativos: Para você estudar de um jeito descontraído, prático e em qualquer hora e lugar, os aplicativos podem dar um “tchan” no seu inglês. É ótimo para fixar vocabulário, revisar as dúvidas mais recorrentes e ainda se divertir. Separamos uma lista com aplicativos bem bacanas para você estudar inglês, confira no final desse post!

5) Histórico do Enem: Baixar as provas anteriores de inglês que caíram no Enem é um bom caminho. Você vai ver como o idioma aparece na prova, e ainda pode exercitar seus conhecimentos linguísticos por elas.

 

A prova de inglês do Enem

A época em que saber o verbo to be e mais uma meia dúzia de regras gramaticais para fazer uma prova no Enem ou nos vestibulares já ficou para traz. Isso porque, a prova de inglês do Enem costuma ser de interpretação de texto e exige que o aluno tenha um bom conhecimento da língua para conseguir acertar as cinco questões que compõem a prova. Se você almeja um curso muito concorrido, não pode marcar bobeira, pois os candidatos que dominam o idioma já vão sair na frente.

 

Canais do Youtube para aprender inglês

Resultado de imagem para estudando youtube

  • Inglês Winner – Para quem nunca teve muito contato com inglês, esse canal é ótimo! A primeira aula inicia explicando como nos apresentarmos em inglês. Você vai aprender inglês passo a passo. Os vídeos são lançados toda terça e quinta-feira, assim você já pode organizar sua rotina de estudo pensando nesse cronograma.
  • Tim Explica – Que tal aprender inglês ouvindo aquele sotaque gostoso de um americano falando português? A gente sabe que é maldade rir de sotaques de estrangeiros, mesmo porque, passamos pela mesma situação quando o estrangeiro é a gente. No entanto, nós apostamos que você vai adorar tirar todas as suas dúvidas de inglês com o youtuber Tim e, que sabe, dar umas risadas.
  • Tia do Inglês – “Tia do Inglês” é o nome do canal da professora Marcela. Ela posta três vídeos novos por semana, ou seja, é ótimo para quem quer dar aquele gás no idioma. Marcela apresenta os conteúdos de um jeito descontraído, deixando as horas de estudo mais leves e dinâmicas. Ela costuma pegar falas de seriados e destrinchar o conteúdo a partir delas, uma boa para quem não dispensa uma série.
  • Mairo Vergara – Se você não tem tempo a perder, o canal de Mairo Vergara é o ideal. Esse canal apresenta os conteúdos de um jeito rápido e dinâmico. É bom também para quem já tem uma base de inglês, mas precisa revisar alguns pontos.
  • Cintia disse – Para os mais modernos e que já seguem vários canais no youtube, o canal da tradutora e blogueira Cintia é o mais indicado. Ela tem uma linguagem própria e um jeito muito conectado ao pessoal que está cursando o ensino médio. No canal da moça você vai conferir dicas de vocabulário, diários de viagens, simulação de situações do cotidiano, entre outros.

 

Aplicativos gratuitos para aprender inglês sozinho

Disponível para download: iOS/Android/Windows Phone

O Duolingo é um dos aplicativos mais conhecidos, até mesmo nos cursinhos mais famosos os professores recorrem a ele para realizar algumas atividades com seus alunos. O Duolingo possibilita que você estude mais de quatro línguas ao mesmo tempo. Ideal para os alunos que não tem muito tempo livre. Em pequenos intervalos, você vai conseguir se dedicar ao estudo de inglês.

Disponível para download: iOS/Android/Windows Phone

Se você vai começar a estudar inglês do zero, esse aplicativo é uma boa dica. Ele permite que você faça um teste de nivelamento, assim, você vai conseguir saber exatamente em qual nível você está e começar a aprender a partir daí. Ele pode parecer um pouco infantil pelo layout, mas ele é indicado para qualquer idade.

Disponível para download: iOS/Android

Esse é bem bacana para quem está focado no Enem e no vestibular, pois trabalha com textos, notícias e músicas, além de incentivar que o aluno pratique leitura, escrita e fala. Pode parecer um pouco mais complexo, mas é uma boa ferramenta para te dar mais intimidade com o idioma.

Disponível para download: iOS

Se você quer ter mais contato com a língua inglesa, porém de um modo mais descontraído, o UpMind é o ideal. Com ele, você vai aprender inglês de uma forma mais lúdica. Esse app disponibiliza jogos, gifs e desafios que, certamente, vão fazer com que você aprenda inglês de um jeito mais leve e divertido.

Viu só? Com tantos recursos, métodos e didáticas, só não aprende Inglês quem não quer. Escolha a forma que melhor se encaixa no seu jeito de estuda e inicie agora mesmo! Não deixe o estudo de língua estrangeira de lado, além de ser importante para você fazer a diferença na prova do Enem, você vai ver que vai ser necessário na faculdade também. Não se sabote! Esteja reparado para os desafios que estão por vir.

 

Leia mais:

Enem: o que estudar para passar no curso dos seus sonhos?

Quantas redações devo escrever por semana?

11 curiosidades sobre o ENEM 

Como um cursinho com simulados online pode ajudar você no Enem?


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

1 thought on “5 dicas para aprender inglês sozinho para o ENEM

Os comentários estão fechados.