5-assuntos-de-filosofia-que-voce-precisa-saber-para-o-enem

5 assuntos de filosofia que você precisa saber para o ENEM

Você sabia que é essencial estudar Filosofia para o ENEM e vestibulares? O Pró te explica melhor!

Filosofia é uma das disciplinas que os alunos costumam deixar de lado na hora de se preparar para o Enem e para o vestibular. Mesmo porque, quando Filosofia aparece na grade curricular dos cursos, costuma ser uma aula por semana, e olhe lá. Mas, fique atento: não dá para deixar a mãe de todas as ciências de fora de seus estudos. Muitas vezes o aluno nem percebe que está resolvendo uma questão de Filosofia, pois ela casa muito bem com outras áreas de conhecimento, como Sociologia, História e Geografia. Como as questões do Enem são multidisciplinares, acaba acontecendo de conteúdos de Filosofia estarem no enunciado e o aluno nem se ater a isso.

Resultado de imagem para filosofia

Mas, certamente, se o aluno tive um conhecimento prévio desses conteúdos, provavelmente, vai reconhece-los, além de ter uma base ótima para tirar a questão de letra. Então, meu amigo, vá se preparando: Sócrates, Aristóteles, Platão, Rousseau, Horkheimer, Adorno, Habermas e muitos outros nomes vão tomar algumas horinhas de seus estudos. Para não te assustar tanto, separamos os 5 assuntos de filosofia que você precisa saber para o ENEM, fique com a gente!

 

1) Ética

Sim! Esse assunto aparece e muito no Enem e vestibulares. Um assunto que pode cair desde a prova de Biologia, com uma questão sobre ética em pesquisa científica, por exemplo, a prova de história e de geografia sobre ética em algum contexto ou acontecimento social, por aí vai. Outros temas recorrentes são: senso comum, o conceito de verdade e formação do indivíduo. Além das questões nas provas, esses temas são bem recorrentes relacionados a temas de redação, fique esperto!

 

2) Filosofia Política

Uma dica: esteja com a mente bem descansada para fazer leituras desse tema. Dependendo do material que você pesquisar, pode ser uma leitura um tanto densa. Tente selecionar apostilas (ou livros) destinados ao Ensino Médio, pois eles irão direto ao ponto do que você precisa saber dentro de conceitos tão amplos e densos. No Enem, podem aparecer questões sobre o contratualismo, com John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. O conceito de política também é importante, os filósofos que falam sobre o tema são: Aristóteles, Platão, Maquiavel e Marx.

Resultado de imagem para filosofia política

 

3) Filosofia Moderna

Um tema que volta e meia está em voga é o Renascimento, esse tema traz de carona assuntos como: o racionalismo e o Iluminismo Francês. Nomes frequentes relacionados são: Rousseau, Galileu Galilei e Francis Bacon. O Renascimento costumas ser tão frequente, pois ele marca o período pós Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas ou Era Perdida, pois nessa época não ocorreram avanços científicos, nem desenvolvimentos ideológicos.

 

4) Filosofia Antiga

Certamente, você já ouviu falar sobre o Mito da Caverna de Platão, esse é um dos temas que mais aparecem sobre Filosofia Antiga. Mas além de Platão, Aristóteles também não fica de fora, e os assuntos mais recorrentes são: política e a relação ética no contexto da cidade. Fique ligado, são assuntos que geralmente aparecem relacionados a temas de atualidades.

Resultado de imagem para mito da caverna platão

 

5) Filosofia Contemporânea

A Filosofia Contemporânea abrange, principalmente, o contexto pós Segunda Guerra Mundial até o contexto que vivemos hoje. Revise questões relacionadas ao existencialismo, também vale a pena dar uma atenção especial a Escola de Frankfurt e aos celebres teóricos: Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas, este ainda vivo e em atividade. Esses pensadores dão grande destaque a sociedade de consumo, a automatização dos meios de produção, a relação do humano com o tempo (tudo é muito efêmero, feito para ser substituído), e como esses fatorem implicam em nosso modo de ser e, consequentemente, de agir socialmente.

 

Lançado esses 5 tópicos indispensáveis para você mandar bem no Enem, você já tem uma boa diretriz para dar partida aos estudos da grande Mãe do Conhecimento, a Filosofia! Assim como as outras disciplinas, busque pensar como esses conteúdos podem se relacionar com outras matérias e com atualidades. Intertextualidade e multidisciplinaridade são a base da prova do Enem, por isso, não deixe de exercitar um raciocínio crítico frente a cada tópico estudado e sempre relacione com situações do nosso dia a dia. Isso facilitará a assimilação dos conteúdos.

Quer saber mais dicas sobre os principais conteúdos de Matemática, Química, Física, Biologia, Português, Geografia e de Atualidades? Fique de olho no Blog do Pró Universidade! Além de dicas para você aproveitar mais seus estudos em cada disciplina, preparamos uma série de posts com dicas para você organizar sua rotina de estudos, e tudo o que você precisa saber para vencer essa etapa tão importante, que é garantir a sua vaga na Universidade. Estamos sempre atualizando nossos conteúdos para você ficar por dentro de todas as novidades do Enem e do vestibular.

Resultado de imagem para gif wink

 

Leia mais:

7 assuntos de atualidades para ficar ligado em 2018

7 dicas para estudar matérias de humanas

Não gosto de exatas, e agora? 


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!

2 thoughts on “5 assuntos de filosofia que você precisa saber para o ENEM

Os comentários estão fechados.