11 curiosidades sobre o ENEM 


-1
118 compartilhamentos, -1 pontos

Fatos que você provavelmente não sabia sobre a prova do ENEM!

Você está se preparando para o Enem, certo? Então, já deve ter surgido um montão de dúvidas e curiosidades sobre o tal Exame Nacional do Ensino Médio. Como estamos sempre com você, não seria agora que faríamos diferente. Separamos 11 curiosidades sobre o Enem, para você ficar bem familiarizado com ele, vamos lá?  

Resultado de imagem para enem

 

1. Formato das provas  

Ao total, as provas do Enem são compostas por 180 questões, mais a Redação. Esse número de questões é igualmente dividido entre as 4 áreas de conhecimento, fechando em 45  para cada:  

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

Outro detalhe, que talvez você não fosse se dar conta, é que cada prova possui exatamente 32 páginas, isso facilita a impressão e reduzir os custos.

 

2. Dois dias de provas  

Se você vai fazer o Enem 2018, já deve saber que as provas vão ser realizadas em dois domingos, nos dias 04 e 11 de novembro, certo? Mas talvez o que você não saiba é que até 2008 o Enem era realizado em um único dia, possuía apenas 63 questões objetivas e uma redação. 

 

3. Popularização do Enem 

Resultado de imagem para 2017 enem estudantes chegando

Em 2004, o MEC criou o Programa Universidade para Todos (ProUni), com ele é possível conseguir bolsas de estudo em universidade particular por meio da nota que o aluno tirou no Enem. Isso fez com que o Enem se popularizasse, pois, até então, o exame era aplicado como uma forma de avaliar o Ensino Médio no país, sem essa utilização para egressos em universidades. Além disso, os alunos também podem contar com o SiSU, Sistema de Seleção Unificada, que é a principal forma de entrar no ensino superior público, e que utiliza o Enem no processo seletivo. 

 

4. Certificação do Ensino Médio 

Até pouco tempo atrás, mais precisamente até 2016, os alunos podiam obter certificação de Ensino Médio via Enem. Esse procedimento não existe mais. Obrigatoriamente, o aluno deve concluir o Ensino Médio de acordo com os processos avaliativos da escola em que estuda.  

 

5. Utilização ampla   

Fazer o Enem pode te ajudar em vários tipos de processos seletivos, além do SiSU e do ProUni. Por exemplo, você pode utilizar sua nota do Enem para se inscrever em processos seletivos de cursos técnicos (Sisutec), programas de Crédito ou Financiamento Estudantil e até mesmo em alguns concursos públicos — a Polícia Militar da Paraíba usa o Enem desde 2013. Ou seja, vale a pena se dedicar e mandar bem no Enem, essa prova pode te abrir muitas portas.  

 

6. Porta de entrada para muitas universidades 

Imagem relacionada

Ainda há universidades que não aderiram o SiSU como forma de egresso. No entanto, isso não quer dizer que elas descartem o Enem. Algumas continuam com seus vestibulares próprios e aproveitam o Enem como parte da avaliação para a seleção dos candidatos. Por isso, pesquise bem a forma de egresso da universidade que você pretende cursar.

 

7. Método de correção TRI 

Você já está por dentro de como funciona a correção das provas do Enem? Pois bem, ela é feita pelo chamado Método TRI, Teoria de Resposta ao Item. O TRI avalia quantas respostas consideradas difíceis e quantas fáceis o aluno acertou, além do perfil individual apresentado na avaliação. Para isso, é criado uma escala de proficiência, onde os resultados de cada avaliação individual são inseridos. Desta maneira, cria-se uma nota máxima e uma nota mínima para a prova, onde são “encaixadas” as notas. Por isso os estudantes que acertarem a mesma quantia de perguntas não necessariamente terão notas iguais. 

 

8. Pontuação máxima 

Você já se perguntou se a pontuação máxima que você pode tirar em cada área de conhecimento é 1000? A resposta é sim, quando falamos de Redação. No entanto, por conta do método de correção TRI essa resposta não pode ser tão precisa. Pois, dependendo de como forem os acertos do aluno o calcula da pontuação pode ser diferente, como aconteceu em 2015, em que 13 estudantes acertaram todas as questões de Matemática e obtiveram a nota recorde de 1.008,3 pontos.  

Leia: 7 dicas para não zerar a redação do ENEM!

 

9. Uso do nome social 

Cada vez mais os cidadãos transexuais e os travestis estão conquistando seus direitos em nossa sociedade, e no Enem não é diferente. Desde 2014 é possível que candidatos transexuais e travestis coloquem seus nomes sociais nas inscrições. O número de pedidos desse gênero cresce a cada ano. Quando aprovada a medida, foram solicitados 102 pedidos para uso do nome social. Em 2017, 303 candidatos utilizaram o nome social para realizar as provas.  

 

10. Posso ser desclassificado do Enem? 

Vamos ser bem objetivos: sim.  Você pode ser desclassificado do Enem se estiver portando algum objeto que seja vetado pelo edital, como eletrônicos, relógios e bonés. Vale lembrar o caso ocorrido em 2016, um aluno entrou na sala de prova com boné. Após 15 minutos de prova, ele foi retirado da sala e desclassificado do Enem. Isso aconteceu, pois, a obrigação de cumprir essas regras é do estudante. O fiscal não tem o dever de avisar que o aluno vai cometer alguma infração, só de citar algumas informações e fiscalizar. 

 

11. Proporções do Enem

Imagem relacionada

Você sabia que o é o segundo maior exame de acesso ao ensino superior do mundo em relação ao número de inscritos. Ele perde apenas para o GaoKao, avaliação realizada na China. Isso é impressionante, não é mesmo?  

Por ser esse exame tão expressivo e tão abrangente, o Enem acaba assustando um pouquinho. Porém, não se preocupe! Você está se preparando a cada dia para chegar ao seu objetivo. Mantenha o foco e boa sorte!  

 

LEIA MAIS:

Qual a diferença entre vestibular e ENEM?

O que são as competências da redação do ENEM?

Fazer simulados pode te ajudar na prova do ENEM!

Como memorizar conteúdos para o ENEM em 13 passos!


Já conhece nosso cursinho online? Nele você encontra videoaulas exclusivas dos assuntos mais recorrentes na prova do Enem, e o melhor: o cadastro é gratuito!

QUERO SER PRÓ!


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

-1
118 compartilhamentos, -1 pontos

Qual sua reação?

aff aff
0
aff
confuso confuso
2
confuso
vixe vixe
1
vixe
haha haha
1
haha
nerd nerd
1
nerd
amei amei
2
amei
kkkkk kkkkk
0
kkkkk
omg omg
0
omg
oh yeah oh yeah
0
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.