11 aplicativos para organizar os estudos


0
128 compartilhamentos

Todos os estudantes sabem que manter a sua rotina de estudos de maneira organizada pode ser uma tarefa muito complexa. Mas graças à tecnologia, muitos aplicativos surgiram a fim de facilitar esse objetivo, logo, tablets e smartphones podem servir para outras funções além do divertimento.

E como a maioria das pessoas, principalmente os estudantes, tem acesso a esses dispositivos, conseguirão facilmente torná-los também ferramentas de desenvolvimento os estudos.

Neste artigo iremos mostrar onze aplicativos que podem ser usados para facilitar a sua rotina de estudos. Para saber quais são eles e obter todas as informações, continue lendo esta postagem até o final!

cat playing GIF

1.Skoob

O primeiro aplicativo de nossa lista é o Skoob, que se trata de uma rede social destinada aos amantes da leitura.

E para os estudantes, pode ser uma excelente ferramenta para a criação de listas de leitura, onde os títulos mencionados pelos professores para pesquisas, trabalhos e provas podem ser inseridos nos perfis de usuários.

Desta forma, é possível organizar melhor as leituras, já que quando estes não são registrados em algum local, fica fácil esquecer-se de algum.

Além disso, o Skoob permite também trocar informações, resenhas e avaliações sobre cada uma das obras inseridas em seu perfil ou no de seus amigos/seguidores.

2.Evernote

Imagine um aplicativo onde você pode registrar todos os compromissos, aulas extras, provas, simulados, anotações e tarefas. Saiba que ele existe e se chama Evernote!

Por permitir o gerenciamento de toda uma agenda eletrônica, o Evernote possibilita total organização na vida dos estudantes. Vale a pena conferir.

3.TED

O TED é um aplicativo destinado ao armazenamento de palestras. Ele é ideal para quem deseja se aprofundar nos estudos ou em determinados conteúdos.

Ele conta com materiais e palestras excelentes que irão lhe ajudar a ampliar os seus conhecimentos e raciocínio, tornando o seu desempenho nas redações, por exemplo, muito mais satisfatório.

E como tudo no TED fica centralizado, você não precisa mais gastar horas pesquisando na internet e é possível ainda organizar o conteúdo salvo em playlists, fazer downloads e aprender de forma muito mais dinâmica e divertida.

4.Google Drive

Desenvolvido pela gigante Google, o Drive permite a criação de documentos, planilhas ou apresentações de slides, além de ser um ótimo ambiente para armazenamento e compartilhamento de dados.

Além disso, editar trabalhos e compartilhar com todo o grupo fica muito mais fácil por meio deste aplicativo.

Assim, as desculpas de alguns para não criar a sua parte do trabalho acabam e tudo pode ser feito e entregue dentro da plataforma, incluindo o envio para os professores utilizando o mesmo método.

5.Easy Study

O Easy Study é um aplicativo que permite aos estudantes organizar seus estudos por disciplinas ou temas, notificando o que e quando precisa ser revisado ou estudado.

Disponível em português, ele garante o auxílio na rotina por meio da criação de planejamentos diários para vestibulares, faculdade, concursos públicos e outros tipos de avaliações ou cursos.

6.Pocket

O Pocket é um aplicativo especializado no armazenamento de artigos, notícias, posts, vídeos e muitos outros conteúdos que podem estar relacionados a assuntos específicos.

Você pode buscar por materiais complementares que ajudarão no seu desempenho e salvá-los em seu perfil para ler ou ouvir durante alguma outra atividade que não exija concentração.

E muitas outras funcionalidades estão disponíveis no Pocket, como complementos para os navegadores Chrome, Safari e Firefox.

7.MindMeister

O MindMeister se trata de um aplicativo de organização de ideias, que permite ao aluno ligar assuntos de uma mesma matéria ou de diferentes disciplinas que estejam relacionados.

Com isso, todo o conteúdo inserido se torna visível e fácil de compreender e, por consequência, torna-se mais fácil de ser lembrado quando preciso. Isso acontece, pois a nossa memória visual exerce grande poder sobre a nossa capacidade de armazenar informações.

8.Pomodoro Challenge

No final da década de 80, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu a técnica Pomodoro, que se baseia no gerenciamento do tempo de estudos.

Ele acreditou e comprovou que dividir o tempo de estudos em pequenos blocos com pausas entre cada um deles, estimula o foco e melhora a agilidade do cérebro.

O app Pomodoro (encontrado também como Productivity) Challenge Timer é destinado a esse gerenciamento e possui um cronômetro de 25 minutos de estudo com intervalos de cinco.

Ele ainda desafia o aluno a estudar mais por meio de classificações ou conquistas, que ajudam na melhora do desempenho. Este aplicativo está disponível apenas em inglês.

9.Microsoft To-Do

Este aplicativo lançado em 2017 pela Microsoft permite que o aluno crie listas de tarefas para que seu dia ou semana fique organizado de maneira mais simples e prática.

Com ele você pode incluir tarefas, inserir datas e horários para sua conclusão de modo a ser lembrado de suas atividades.

Ainda é possível acrescentar anotações, sincronizar dados com o Outlook, personalizar as tarefas e compartilhá-las com qualquer pessoa, incluindo o seu grupo de estudos.

10. Whatsapp e Instagram

Esse ficou por último e muita gente vai estranhar, mas a verdade é que esses aplicativos podem te ajudar demais a estudar e a organizar os seus estudos.

No Whatsapp, crie grupos por matérias e guarde todo o conteúdo que deseja, como fotos, textos, exercícios e provas, com isso você terá tudo disponível em questão de segundos.

No instagram, procure pelos seus professores ou influenciadores e acompanhe as dicas de estudo, gestão e organização do tempo.

Pensou que essas redes fossem só pra diversão, não é?

Cartoon Yes GIF by SpongeBob SquarePants

Todos os aplicativos citados anteriormente são gratuitos, apesar de que alguns possuem versões Premium ou assinaturas mensais. Todos estão disponíveis tanto para o sistema operacional IOS quanto para Android.

Desta forma, qualquer estudante que possua um dispositivo móvel independente da marca ou modelo consegue estabelecer uma boa organização e obter um bom desempenho em seu curso.

E muitos deles podem ser usados ainda para outras finalidades, como tarefas profissionais, agendamento de reuniões e pautas. Além te também servirem para organizar ou para outros tipos de estudo, como cursos de idiomas, preparatórios para concursos, vestibulares, OAB, ENEM e muito mais!

 

Neste artigo você pôde conferir nove aplicativos que ajudam na organização e gerenciamento de seus estudos. Escolha quais entre eles mais lhe agradam ou combine o uso de todos e tenha um excelente desempenho em suas aulas.

E como todos estes estão disponíveis para os dois sistemas mais utilizados, você pode indicá-los para os seus colegas de grupo, a fim de facilitar todo o tipo de atividade coletiva.

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

Como funciona o Enem e como você pode ajudar o seu filho a estudar

Contagem regressiva Enem: O que você não pode deixar de fora do plano de estudos

Como fazer mapas mentais?

Como aproveitar tudo o que a universidade pública oferece

Universidade pública ou particular: quais as vantagens e desvantagens? 

 


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

0
128 compartilhamentos

Qual sua reação?

aff aff
1
aff
confuso confuso
2
confuso
vixe vixe
4
vixe
haha haha
3
haha
nerd nerd
1
nerd
amei amei
6
amei
kkkkk kkkkk
1
kkkkk
omg omg
1
omg
oh yeah oh yeah
1
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.