10 studygrams para você seguir agora mesmo


2
165 compartilhamentos, 2 pontos

Hoje em dia é possível encontrar grupos, perfis e canais na internet com materiais didáticos complexos que podem complementar o ensino fundamentado na sala de aula. São dezenas de criadores de conteúdo que se dedicam a produzir publicações, artigos e vídeos ricos em detalhes para compartilhar com seus queridos seguidores.

Por isso podemos considerar que as redes sociais podem, sim, ser uma aliada dos seus estudos, desde que o aluno não se distraia com outras informações contidas nas redes. Nessas ocasiões, procure silenciar as notificações dos grupos de whatsapp, evite rolar a timeline do Twitter e resista a tentação de mandar aquela figurinha bacana para o crush.

Mantenha o foco e a concentração naquilo que é prioridade. E a prioridade neste momento é o seu desempenho nos estudos, não é mesmo? Uma boa saída para tornar as redes sociais mais produtivas é buscar, por exemplo, perfis no estilo studygram para consumir conteúdos voltados para o ensino e aprendizado.

Resultado de imagem para studygram

Mas afinal, o que é um studygram?

Studygram é um perfil no Instagram que tem a finalidade de produzir e distribuir conteúdo direcionado a rotina de estudos como dicas de organização, métodos de memorização, resumo das principais disciplinas. A palavra studygram é uma junção, uma espécie de ship, entre as palavras “study”, ou estudo, em inglês, e o sufixo “gram” da palavra Instagram.

No Brasil, os feeds voltados para ensino e aprendizagem ganharam fôlego no ano de 2017 e hoje em dia já é queridinho entre muitos estudantes. Isso porque é possível encontrar studygramers, ou seja, as pessoas que se dedicam a criar este tipo de conteúdo, com diversos perfis e estilos de vida.

São alunos do ensino fundamental, ensino médio, vestibulandos, estudantes universitários de diversos cursos diferentes e também concurseiros – aquelas pessoas que dedicam seus estudos a fim de prestar concurso público.

Encontre um perfil studygram que você se identifique e aproveite para anotar as dicas, os métodos e os resumos que eles utilizam. Aproveite também alguns dos recursos disponíveis no Instagram e aumente ainda mais a sua performance como estudante.

Resultado de imagem para studygram

As publicações mais importantes, como aquelas com dicas e informações interessantes que provavelmente você vai acessar novamente dentro de alguns dias, podem ser salvas em uma aba separada. Assim, fica mais fácil encontrar aquela fotografia em uma outra oportunidade. Para salvar uma publicação de seu interesse, basta clicar no ícone que imita uma “bandeirinha” do lado inferior direito da fotografia. As publicações salvas podem ser facilmente acessadas no menu inicial do Instagram, na sessão chamada “Salvos“. Nessa sessão, inclusive, é possível criar pastas temáticas de acordo com suas preferências. Uma sugestão é criar uma pasta para salvar as publicações que você julgar pertinente ao tema “estudos” e nomear de alguma maneira que você identifique rapidamente que aquela é a sua pasta dos estudos. 

Outra dica valiosa é seguir hashtags associadas aos seus interesses nos estudos. Basta escrever no campo de pesquisa, ali no ícone que imita uma lupa, as hashtags que sugerimos a seguir e depois clicar no botão “seguir”.

Algumas hashtags que você pode seguir no Instagram:

  • #StudygramBr
  • #StudygramBrasil
  • #Vestibulanda
  • #DicasDeEstudos
  • #VidaDeEstudante

Confira também a lista que preparamos abaixo com 10 studygramers incríveis para você seguir agora mesmo. Prepare o dedo do follow e bons estudos!

@olhomagicostudies

O perfil de Fabi tem 285 mil seguidores e o link é o instagram.com/olhomagicostudies. Ela é estudante universitária e cursa Direito. Além do perfil no Instagram, a Fabi também conta com um canal no YouTube em que compartilha vários vlogs. Suas publicações são voltadas para sua graduação e rotina de estudos, por isso seu feed está recheado de resumos das aulas de Direito, dicas de organização e frases de motivação. Ah, e ela também faz vários sorteios de material escolar.

@newjudge_

O perfil de Fernanda tem 288 mil seguidores e o link é o instagram.com/newjudge_. O destaque no perfil da Fernanda fica por conta das dicas e desafios que publica regularmente. As dicas de português e os desafios de matemática são uma maneira inusitada que a studygramer encontrou para que seus seguidores pudessem interagir, estudar e aprender ao mesmo tempo.

@estudecomcamila

O perfil de Camila tem 271 mil seguidores e o link é o instagram.com/estudecomcamila. Suas publicações são voltadas para os estudantes do ensino fundamental. Ela publica resumos incríveis sobre diversas matérias. Ela também dá dicas de como se sair bem nas provas escolares e como se concentrar mais durante as aulas. E se você ama artigos de papelaria, vai se deliciar com as inúmeras canetas e adesivos coloridos que a Camila compartilha em seu perfil.

@motivatudy

O perfil de Maria tem 77 mil seguidores e o link é o instagram.com/motivatudy. A Maria é brasileira mas atualmente está estudando Ciências Sociais lá em Portugal. Com um perfil clean e minimalista, a jovem compartilha através das legendas das fotos dicas incríveis para ajudar alunos de todas as idades. Mais um de seus diferenciais é o fato dela abordar temas complementares para a vida do estudante, como saúde mental, renda extra e profissões do futuro. 

@barbarasstudies

O perfil de Barbara tem 63 mil seguidores e o link é o instagram.com/barbarasstudies.  Brasileira estudando História em Londres, Barbara traz dicas importantes para motivar os seus seguidores. Além do perfil no Instagram, ela também tem um canal no YouTube. No entanto, em seu studygram é possível acompanhar os stories e as publicações de toda sua rotina como universitária fora do Brasil.

@studiesshine

O perfil de Mariana rtem 43 mil seguidores e o link é o instagram.com/studiesshine. A Mariana está em transição entre o ensino fundamental e o ensino médio. Ela compartilha resumos completos das principais matérias estudadas nesse período. Amantes de lettering também vão se apaixonar pela técnica que a studygram utiliza.

@studyingmanu

O perfil de Manuela tem 19 mil seguidores e o link é o instagram.com/studyingmanu. Em seu feed é possível encontrar, além de rotina de estudos, as ilustrações, colagens e montagens que cria em seus momentos de lazer. A Manuela também compartilha muitas dicas para quem quer utilizar ferramentas de organização como planner, bullet journal, entre outras técnicas. Um perfil esteticamente lindo e cheio de dicas incríveis para você seguir já.

@carolinastudying

O perfil de Carolina tem 15 mil seguidores e o link é o instagram.com/carolinastudying. Ela no Ensino Médio e seu perfil é recheado de resumos das mais diversas disciplinas. O destaque fica para as publicações relacionadas a organização da rotina de estudos, como é o caso do cronograma que criou e compartilhou com seus queridos seguidores. 

@inspirationstudiess

O perfil de Sara tem 13 mil seguidores e o link é o instagram.com/inspirationstudiess. Sara é estudante do curso de Pedagogia e dá muitas dicas de leitura para os seguidores que buscam conhecimento. Para os amantes da tecnologia, a studygramer indica alguns aplicativos de celular que ajudam nos estudos. Além disso, Sara ensina técnicas para ser mais produtivo e organizado no dia a dia.

@estudeclassicos

O perfil de Daniela tem 6 mil seguidores e o link é o instagram.com/estudeclassicos. Um feed que encanta todos os apaixonados por história e fotografia. Daniela compartilha em seu perfil pílulas do saber sobre estudos clássicos, filosofia, sociologia, antropologia e história contemporânea. Se você gosta de estudar diferentes idiomas, vai se encantar com as publicações voltadas para a língua grega e italiana que a jovem produz especialmente para seu studygram. 

E aí, você já conhecia alguns desses perfis? Ficou com vontade de criar o seu próprio studygram? Compartilhe essa lista poderosa com os colegas de sala e crie uma rede de contatos cada vez mais empenhada nos estudos!

angela bassett yes GIF

QUERO SER PRÓ!


Leia mais:

ENEM: Como estar preparado para qualquer tema de redação 

ENEM: 11 dicas de interpretação de texto 

Como lidar com a pressão dos pais nos estudos?

Está difícil passar em Medicina? Veja como o cursinho do Pró pode te ajudar!

Como utilizar a nota do ENEM para estudar em Portugal 

19 filmes e séries para estudar para o vestibular


Gostou? Compartilhe com seus amigos! <3

2
165 compartilhamentos, 2 pontos

Qual sua reação?

aff aff
7
aff
confuso confuso
1
confuso
vixe vixe
4
vixe
haha haha
4
haha
nerd nerd
12
nerd
amei amei
38
amei
kkkkk kkkkk
12
kkkkk
omg omg
7
omg
oh yeah oh yeah
16
oh yeah
Dara Zimermann

Dara é graduada em Cinema e mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Adora memes, redes sociais e escrever sobre tecnologia, educação, além de assuntos relacionados ao Enem e vestibulares.