Separamos alimentos que vão lhe ajudar a estudar melhor!
Durante a maratona de estudos, alguns hábitos em sua rotina são tão importantes quanto ter as apostilas em dia. Uma boa noite de sono e uma boa alimentação fazem toda a diferença para que sua mente esteja bem preparada para assimilar os conteúdos. No post de hoje, vamos dar uma atenção especial aos alimentos que são os melhores aliados dos estudos
- Frutas vermelhas: Além de muito saborosas, as frutas vermelhas como, por exemplo, cerejas, morangos, e framboesas possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória, pois acabam por proteger os neurônios e de reverter déficits de memória.
- Maçã: Essa fruta é uma das formas de se obter o fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais. A maçã, também, funciona como uma espécie de “adstringente do organismo”, ajudando a eliminar toxinas. Caso você seja uma das pessoas que sentem que a maçã abre o apetite, experimente comer a fruta adicionando ao lanche duas Castanhas do Pará, isso ajudará na sensação de saciedade.
- Cereais integrais: Cereais integrais – como a chia e a linhaça – são boas opções para manter o sistema nervoso funcionando de modo regular, pois melhoram a comunicação entre os neurônios
- Sementes oleaginosas: As nozes, as avelãs e as castanhas são ricas em ômega 3 e selênio, que atuam contra o envelhecimento celular, além de melhorarem os neurotransmissores e a saúde dos vasos do cérebro.
- Gengibre: É uma raiz rica em gingerol, que atua como estimulante do sistema nervoso central, evitando o cansaço mental e melhorando funções de concentração, raciocínio e agilidade mental. O gengibre também é conhecido por ser um antiinflamatório natural, além de ser termogênico, um bom aliado das dietas.
- Arroz integral: É uma boa opção para manter adequado o funcionamento do sistema nervoso.
- Ovos: A gema do ovo é rica em aminoácidos colina e acetilcolina, que ajudam na sinapse nervosa e no trabalho dos neurotransmissores.
- Peixes: Os peixes são ricos em ômega 3, um antioxidante e ácido graxo essencial com importantes funções na memória.
- Azeite de oliva: É rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas.
- Café: O café é rico em cafeína, estimulante cerebral que contribui para melhorar a concentração, o raciocínio, a agilidade de pensamento e a capacidade de memorização. Vale lembrar que a cafeína pode ser encontrada, também, no chá preto, no chá verde e no guaraná.
Que tal preparar uma dieta dando destaque especial a estes alimentos listados? O ENEM e os vestibulares estão chegando e isso pode lhe ajudar na memorização dos conteúdos, assim como outros hábitos citados aqui! O legal é que há várias opções que podem ser consumidas como um lanchinho entre um estudo e outro.
Pró Universidade Online
O ENEM está chegando, você está 100% preparado? Não?!?!
Então vem com a gente e prepare-se para o ENEM e vestibulares em menos de 2 meses! Conheça o Plano Turbo ENEM desenvolvido por nós do Pró Universidade com conteúdo selecionado somente para você.