10 alimentos que podem ajudar nos estudos

Separamos alimentos que vão lhe ajudar a estudar melhor!

alimentos-que-podem-ajudar-nos-estudos
Durante a maratona de estudos, alguns hábitos em sua rotina são tão importantes quanto ter as apostilas em dia. Uma boa noite de sono e uma boa alimentação fazem toda a diferença para que sua mente esteja bem preparada para assimilar os conteúdos. No post de hoje, vamos dar uma atenção especial aos alimentos que são os melhores aliados dos estudos

1. Frutas vermelhas: Além de muito saborosas, as frutas vermelhas como, por exemplo, cerejas, morangos, e framboesas possuem flavonoides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória, pois acabam por proteger os neurônios e de reverter déficits de memória.
  2. Maçã: Essa fruta é uma das formas de se obter o fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais. A maçã, também, funciona como uma espécie de “adstringente do organismo”, ajudando a eliminar toxinas. Caso você seja uma das pessoas que sentem que a maçã abre o apetite, experimente comer a fruta adicionando ao lanche duas Castanhas do Pará, isso ajudará na sensação de saciedade.
  3. Cereais integrais: Cereais integrais – como a chia e a linhaça – são boas opções para manter o sistema nervoso funcionando de modo regular, pois melhoram a comunicação entre os neurônios
  4. Sementes oleaginosas: As nozes, as avelãs e as castanhas são ricas em ômega 3 e selênio, que atuam contra o envelhecimento celular, além de melhorarem os neurotransmissores e a saúde dos vasos do cérebro.
  5. Gengibre: É uma raiz rica em gingerol, que atua como estimulante do sistema nervoso central, evitando o cansaço mental e melhorando funções de concentração, raciocínio e agilidade mental. O gengibre também é conhecido por ser um antiinflamatório natural, além de ser termogênico, um bom aliado das dietas.
  6. Arroz integral: É uma boa opção para manter adequado o funcionamento do sistema nervoso.
  7. Ovos: A gema do ovo é rica em aminoácidos colina e acetilcolina, que ajudam na sinapse nervosa e no trabalho dos neurotransmissores.
  8. Peixes: Os peixes são ricos em ômega 3, um antioxidante e ácido graxo essencial com importantes funções na memória.
  9. Azeite de oliva: É rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas.
  10. Café: O café é rico em cafeína, estimulante cerebral que contribui para melhorar a concentração, o raciocínio, a agilidade de pensamento e a capacidade de memorização. Vale lembrar que a cafeína pode ser encontrada, também, no chá preto, no chá verde e no guaraná.

Que tal preparar uma dieta dando destaque especial a estes alimentos listados? O ENEM e os vestibulares estão chegando e isso pode lhe ajudar na memorização dos conteúdos, assim como outros hábitos citados aqui! O legal é que há várias opções que podem ser consumidas como um lanchinho entre um estudo e outro.

Pró Universidade Online

O ENEM está chegando, você está 100% preparado? Não?!?!

Então vem com a gente e prepare-se para o ENEM e vestibulares em menos de 2 meses! Conheça o Plano Turbo ENEM desenvolvido por nós do Pró Universidade com conteúdo selecionado somente para você.